Na última década, a Sony teve enorme sucesso na indústria com suas produções first-party.

Franquias como The Last of Us, Uncharted, God of War e Horizon, por exemplo, obtiveram grande sucesso crítico e comercial, deixando claro que os estúdios first-party da Sony teriam um modelo para eles seguem em seus futuros lançamentos.

E em um novo relatório de Jason Schreier, da Bloomberg, novas informações sobre isso foram divulgadas, mostrando que, aparentemente, esse será mais do que apenas um modelo, mas sim um total consenso vindo dos superiores da PlayStation.

De acordo com Schreier, a Sony mudou seu foco de desenvolvimento, priorizando lançamentos de blockbusters AAA de estúdios como Guerrilla Games, Naughty Dog e SIE Santa Monica Studio. Esses jogos podem custar milhões e milhões de dólares, mas seu sucesso prova que o investimento pode valer a pena.

No entanto, o custo a se pagar inclui o não lançamento de projetos menores e experimentais, com seu foco total sendo nos lançamentos blockbusters em larga escala.

Um exemplo claro de que esse pensamento já está em ação é o recente encerramento do SIE Japan Studio. O game Dreams, segundo Schreier, era um jogo com imenso potencial (sua recepção positiva comprova isso também), mas caiu no esquecimento graças a falta de marketing da Sony. Além disso, sobrou até para a sequência de Days Gone, que foi cancelada pois a Sony quer se concentrar nas receitas que já deram certo.

A “fixação” da Sony em projetos AAA também parece ter causado agitação em muitos estúdios first-party, incluindo o SIE Bend Studio, que foi inicialmente designado para trabalhar em um novo Uncharted sob a supervisão da Naughty Dog. Muitos no estúdio estavam insatisfeitos com o acordo, e acabaram saindo, o que fez com que ele fosse retirado do projeto. Agora, os devs parecem estar trabalhando em um novo jogo.

No mesmo relatório, Schreier ainda falou sobre um remake de The Last of Us, que está em desenvolvimento na Naughty Dog.

ViaGaming Bolt