A Visual Arts Service Group (VASG) situada em San Diego, tem o papel de finalizar jogos projetados em outros estúdios de propriedade da Sony, com animação, arte entre outros conteúdos de desenvolvimento.

O fundador da Visual Arts Service Group, Michael Mumbauer, recrutou um time de cerca de 30 desenvolvedores, de dentro da VASG e de outros estúdios ligados a Sony, para formar uma nova equipe de desenvolvimento, focada em expandir algumas das franquias de maior sucesso da PlayStation.

A nova equipe começou a trabalhar em um remake de The Last of Us (2013) para o PlayStation 5. Mas parece que a Sony não deu o suporte necessários para a equipe de Mumbauer. Sem o devido investimento por parte da Sony, a equipe perdeu competitividade e desacelerou o desenvolvimento do remake para o PS5.

A Sony acabou transferindo a propriedade do remake de The Last of Us, para seu criador original, a Naughty Dog, que também é um estúdio de propriedade Sony. Com isso, cerca de oito pessoas ligadas ao projeto anterior incluindo Mumbauer, deixaram a empresa.

Mumbauer se recusou a dar detalhes sobre o assunto, por ser tratar de informações privadas. O site Bloomberg tentou obter informações com um representante da Sony, que se recusou a comentar ou fornecer entrevistas sobre o caso.

ViaBloomberg