Uma volta na quadra

Em 04 de setembro de 2020 foi lançado o NBA 2K21 desenvolvida e publicada pela 2K Sports. Para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Stadia, Windows e para a nova geração. De todas as séries de jogos esportivos com lançamentos anuais, NBA 2K é sem dúvida aquela que mais se aprofunda em estatísticas de jogadores, formações e gerenciamento financeiro.

Se algumas franquias vendem um novo jogo apenas para atualizar elencos, NBA2K automaticamente atualiza o seu plantel de jogadores com as transferências mais recentes do mercado. O que mostra um cuidado com o comprador e o incentiva a consumir o produto.

De fato, é um simulador de basquete tendo a opção de escolher comandar uma equipe, apenas um jogador ou até mesmo ser o presidente de uma franquia. Com uma variedade de uniformes clássicos, equipes lendárias e excelência em simular os movimentos de diversos jogadores, não somente os mais famosos.

Camisas aposentadas nba 2k21

Para aqueles que amam o esporte e sempre ficaram com aquela vontade de experimentar essa experiência, sem dúvida não irá se arrepender.

Das ruas para o ginásio

No modo franquia você assume o controle de uma equipe podendo ocupar múltiplas funções técnicas e gerenciais. Este segue bem estruturado e agrada bastante. Uma opção que faz falta são as estatísticas dos campeonatos quando jogado contra a máquina não se moldarem a sua preferência de tempo de jogo.

Por exemplo, alterando a duração da partida dos tradicionais 12 minutos por quarto para outro tempo qualquer. Os outros times seguem disputando seus jogos com o tempo cheio. O que impede que o jogador fique ranqueado entre os cestinhas da liga e não progride muito seus jovens talentos.

Jogada Adebayo nba 2k21

Para quem quer seguir uma carreira solo acompanhando um aspirante a jogador colegial o modo carreira é um arremesso certeiro. Bem produzido e roteirizado, ele possui muitos atrativos para quem quer ter uma verdadeira imersão nos meandros e bastidores da rotina de um jogador.

Desde treinamentos até entrevistas pós jogo, dando um tempero todo especial para a experiência. Mas até nesse modo as micro transações aparecem para evoluir mais rápido o jogador criado. É possível testar as builds escolhidas antes de iniciar a carreira já que essa é uma opção definitiva que não pode mais ser alterada.

partida nba 2k21

O modo meu time funciona online e offline com diversas metas diárias para colecionar cartas raras e participando de eventos que variam, desde partidas 3×3 no estilo street ou 5×5 no modo mais tradicional podendo reviver partidas histórias e refazer feitos memoráveis para completar as quests propostas.

No início a progressão é boa, porém, em poucas horas as micro transações são necessárias para não causar muito stress para aqueles mais impacientes.

O Pro Stick foi implementado para alterar a jogabilidade nos arremessos e tentando deixar mais naturais os dribles. Mas o resultado é um sistema de difícil adaptação que facilmente resulta em uma mudança nas opções de jogo para o jeito mais tradicional.

Causando repercussões negativas até mesmo do astro da capa do jogo base Damian Lillard (a versão deluxe tem Kobe Bryant na capa e só acrescenta em moedas no modo meu time) que reclamou sobre a dificuldade desse novo sistema em sua rede social.

Kobe nba 2k21

A WNBA mais uma vez marca presença com a opção de liga simulando de maneira fidedigna a liga feminina de basquete. Partidas de exibição podem ser jogadas de forma rápida para testar o vasto cardápio de equipes.

Um aviso aos veteranos

Já para os veteranos da série que esperavam por novidades e refinos técnicos, a decepção pode vir à tona. O alto investimento para adquirir a nova edição é questionável principalmente pelo preço triple A cobrado, a não ser se você for aquele jogador que foca no modo online e é um aficionado em colecionar cartas raras no My Team.

My team nba 2k21

Cores mais vibrantes nas quadras e nos menus saltam aos olhos. Parecendo uma tentativa de tentar se modernizar e parecer visualmente compatível com tudo o que a nova geração de consoles promete mostrar nos próximos anos. Mas um alento é a trilha sonora que continua bem variada e empolga em diversos momentos.

Toda a qualidade sonora das partidas envolvendo narração, comentários e torcida continua muito bem executada.

Um banner mal formatado e envelhecido

O realismo gráfico pode parecer impressionante para os novatos, mas é um patamar normal que a série já atingiu há algum tempo. Porém, a surpresa desta vez foi negativa, já que o game apresenta muitas quedas de quadros e congelamentos principalmente em jogadas de contra-ataque, quando na recomposição defensiva e mais do que 8 jogadores estão movimento ao mesmo tempo na tela.

O exagero nas propagandas dentro do jogo nas telas de loading incomodam bastante, sem deixar o jogador optar em não as assistir. Uma espécie de talk show convida personalidades do basquete, produtores e até mesmo designers de tênis esportivos em papos rápidos, mornos que tiram toda a imersão do jogador para uma partida decisiva ou algo do tipo.

É uma quebra de ritmo que afeta bastante em uma liga onde a temporada regular tem 83 partidas dicas de jogo, fatos históricos ou jogadas clássicas cairiam muito melhor nestes espaços.

É hora de sair da zona de conforto

Chegou o momento de uma grande reformulação em mecânicas, balanceamento da fluidez em jogadas defensivas, assim como já acontece em jogadas de ataque. Planos de jogo são bem detalhados, porém na prática o que vale é o individual e mesmo em níveis mais altos de dificuldade, caso você queira pegar um MVP da liga e saia fazendo jogadas sem tocar a bola para ninguém, a chance de sucesso é muito alta. O que vai de encontro com o propósito de um jogo que simula um esporte.

Uma decisão sobre um jogo a parte para o modo online pode resolver alguns problemas e voltar o foco no jogo em si e não no seu entorno.

Afinal ao jogar online, se tem uma coisa inquestionável é a estabilidade do servidor, bem superior a diversas franquias do gênero, sofre com algumas quedas, mas levando em conta a internet brasileira que é bem limitada quando muito exigida, é bem aceitável.


Siga o Gamer Point nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Twitch!

Nota
Geral
7.0