O diretor criativo da Naughty Dog, Neil Druckmann, confirmou um podcast do Script Apart, que o roteiro para The Last of Us 3 já existe graças a ajuda do Gross, mas em seguida, ele afirmou que ainda é apenas um esboço em estágio inicial.

O sucesso de The Last of Us Parte II, faz a equipe ter um interesse maior, em explorar a trama que se desenvolveu até o último título. Fazer um jogo na escala de The Last of Us com suas vastas áreas para explorar e visuais incrivelmente detalhados é desafiador e leva um bom tempo.

Druckmann acrescentou que vinha pensando em The Last of Us Part II por sete anos antes de seu lançamento, acrescentando: “Você quer ter certeza de que está animado com a ideia que tem, de que parece um desafio.”

Ele ainda disse: “Agora temos dois jogos que eu sinto que falam de algo universal, além de contar uma história muito pessoal para esses personagens. Com um jogo, não há um padrão do que seja uma franquia. Com dois jogos, agora está começando a haver um padrão – agora eu sinto que há alguns temas estruturais e temáticos que você terá que seguir se estiver fazendo um terceiro jogo. “