O novo controle do PlayStation 5, o DualSense, tem se mostrado uma das maiores inovações que chegaram junto com a nova geração de consoles.

O sucesso do controle, que traz inovações como os gatilhos adaptáveis e o feedback tátil, fez com que o assunto chegasse até Phil Spencer, chefão da divisão Xbox.

Phil Spencer é atualmente o chefe da divisão Xbox na Microsoft.

Em entrevista ao site The Verge, Spencer foi questionado sobre esse passo a frente que a Sony deu com o novo controle, e deu a seguinte resposta:

Eu aplaudo o que eles [Sony] fizeram com o controle […] Acho que para todos nós da indústria, devemos aprender uns com os outros e com a inovação que todos promovemos, seja na distribuição de modelos de negócios como o GamePass, ou na tecnologia dos controles, ou como o Wii tempos atrás que teve claramente um impacto sobre nós quando fizemos o Kinect e a Sony fez o Move.“, disse Spencer.

Essa não é a primeira vez que grandes nomes da indústria de jogos mostram admiração por empresas concorrentes. Há pouco tempo, o CEO da Sony revelou em entrevista que era contra a “Guerra de consoles”.

A concorrência e a competição na indústria fazem com que as empresas (tanto de software quanto de hardware) não fiquem acomodadas e se sintam impulsionadas a sempre buscar mais inovação. Os consumidores só tem a ganhar com essa concorrência.