O livro “The Ultimate History of Video games, Volume 2: Nintendo, Sony, Microsoft, and the Billion-Dollar Battle to Shape Modern Gaming” conta muitos detalhes interessantes sobre a história da Marvel nos jogos. Em certo trecho, o revela que a Microsoft rejeitou um acordo com a Marvel para fazer jogos para o Xbox.

O livro apresenta citações do CEO da Insomniac Games, Ted Price, e do vice-presidente executivo e chefe da Marvel Games, Jay Ong.

De acordo com Ong, a Marvel entrou em contato com a Sony e a Microsoft em 2014 para trabalhar com as empresas para desenvolver jogos de alta qualidade baseados na propriedade intelectual da Marvel. “A estratégia da Microsoft era focar em seu próprio IP”, disse Ong. “Eles passaram.”

A Sony, por outro lado, se ofereceu para fazer um jogo Spider-Man AAA exclusivo para PlayStation, que acabaria como Marvel’s Spider-Man no PS4 desenvolvido pela Insomniac Games.

A Activision originalmente tinha a licença para desenvolver jogos baseados no Homem-Aranha, o que resultou em uma série de jogos ao longo dos anos 2000. De acordo com Ong, a Marvel abordou a Activision para rescindir seu contrato com o Homem-Aranha.

Marvel’s Spider-Man foi lançado em 2018 e teve um lançamento remasterizado para o PS5 em 2020. Em novembro de 2020, o jogo vendeu mais de 20 milhões de unidades, enquanto a sequência independente Marvel’s Spider-Man: Miles Morales vendeu 6,5 milhões de unidades como de julho de 2021.  Marvel’s Spider-Man 2 também está atualmente em desenvolvimento.