Recentemente a Psyonix, desenvolvedora de Rocket League, confirmou que o jogo estará presente na nova geração e deu algumas informações sobre as diferentes versões do game nos consoles.

Uma coisa, porém, chamou atenção: nas versões de Xbox Series S/X o jogo apresentava mais opções de performance e qualidade para os jogadores, enquanto na versão PS5 não haviam tais possibilidades.

No Xbox Series X, o jogo terá um “modo qualidade” rodando em 4K nativo e 60fps e um “modo performance” que rodará a 4K não nativo e com suporte aos 120fps. No Series S, os dois modos também estarão disponíveis, com o “modo qualidade” rodando a 1080p a 60fps e o “modo performance” rodando a 1080p não nativo e também com suporte aos 120fps.

Já no PS5, o jogo rodará em 4K não nativo a 60fps, sem opção de escolha para modo de qualidade ou performance e sem a opção de jogo em 120fps, ou seja: o jogo rodará no PS5 da exata mesma forma que roda no PS4 Pro. Mas por quê?

Segundo a própria Psyonix, os de desenvolvedores do game concentraram seus esforços em fazer a transição do jogo para o “free-to-play”, não tendo muito tempo para focar na versão de PS5. Veja a resposta abaixo:

O foco principal de nossa equipe neste ano foi nossa transição para a versão gratuita para jogar e a atualização de recursos importantes, como o sistema de torneios. […] Habilitar 120Hz no Xbox Series X/S é feito por um pequeno patch, já no PS5 isso requer um port nativo completo, devido à forma como a compatibilidade com versões anteriores é implementada no console e, infelizmente, não foi possível devido ao nosso foco em outro lugar.“, disse a desenvolvedora em resposta ao site PushSquare.

Parece, então, que os jogadores de PlayStation 5 terão uma versão do jogo sem novidades por que a retrocompatibilidade é mais complexa no console da Sony e o estúdio não teve muito tempo para implementar os novos recursos.

Rocket League já está disponível para PS4/PS5, Xbox One/One X, Xbox Series X/S e PC. Lembrando que nos EUA e no Japão o PS5 já foi lançado mas no Brasil o novo console chega no dia 19 de novembro.