A EA realizou recentemente uma revisão interna para decidir qual de seus projetos atuais continuariam em desenvolvimento. De acordo com a Bloomberg, um dos projetos cortados ou cancelados foi Gaia, game de ação no estilo Assassin’s Creed, que estava sendo desenvolvido pela EA Motive nos últimos seis anos.

O projeto Gaia começou em 2015, depois que a EA decidiu que queria expandir-se para o gênero de ação. Foi então que Jade Raymond, que àquela altura era ex-desenvolvedora de Sony e da própria EA, e então produtora da franquia Assassin’s Creed, foi repatriada para liderar o desenvolvimento no até então recém-criado estúdio Motive.

O projeto era uma nova IP no “estilo Assassin’s Creed”, que era “mais mundo aberto single-player, com alguns elementos de multiplayer”. Porém, o desenvolvimento do título foi bastante turbulento.

A BioWare Montreal foi fechada em 2017 após má recepção de Mass Effect: Andromeda, e seus funcionários foram incorporados pela Motive, dividindo assim a organização das equipes dentro do estúdio. Uma equipe foi convocada para ajudar no desenvolvimento de Star Wars Battlefront II, enquanto outro continuou a trabalhar em Gaia.

Eventualmente, os líderes criativos de Battlefront II também se juntaram a Motive, causando uma série de conflitos que resultaram na saída dos principais diretores de Gaia da EA para se juntar à Ubisoft.

Isso fez com que o projeto fosse reiniciado. Pouco depois, Jade Raymond também deixou a EA para assumir o cargo de vice-presidente na Google Stadia Games and Entertainment do Google (que anda cada dia pior). O desenvolvimento do jogo continuou, mas pouco foi mostrado ao público, sendo sua única aparição uma pré-visualização de segundos durante um teaser de jogos next-gen mostrado na EA Play 2020.

O projeto foi descrito como um “novo jogo altamente ambicioso e inovador que coloca o poder e a criatividade em suas mãos, e uma experiência que teria sido impossível sem tecnologia de próxima geração”. O jogo era claramente um projeto que ainda tinha um longo caminho a percorrer.

De acordo com algumas fontes, o reboot do jogo foi uma das razões pelas quais ele foi eventualmente cancelado, assim como aconteceu com Anthem NEXT, cujo destino também foi decidido durante esta reunião.

Assim como a BioWare, a EA Motive continuará desenvolvendo outros títulos, bem como trabalhando em atualizações para Star Wars: Squadrons. Esquadrões.

ViaPlaystation Lifestyle