Anthem NEXT não irá acontecer mais, enquanto a BioWare segue em frente em outros jogos

Na tarde desta quarta-feira, foi anunciado que o jogo Anthem não dará continuidade em sua tentativa de reboot.

Christian Dailey é o produtor executivo da BioWare e não vem colhendo bons frutos, depois de Anthem e Mass Effect Andromeda. O anúncio do cancelamento na íntegra você  confere abaixo:

“Amigos, No espírito de transparência, gostaríamos de compartilhar que tomamos a difícil decisão de interromper nosso novo trabalho de desenvolvimento no Anthem (também conhecido como Anthem NEXT). No entanto, continuaremos a manter o serviço ativo da Anthem funcionando como existe hoje. Desde o lançamento da Anthem, a equipe tem trabalhado duro para melhorar continuamente o jogo, lançando várias atualizações que trouxeram uma variedade de melhorias e introduziram novos conteúdos para jogar. No final de 2019, expandimos esse esforço e começamos a trabalhar em uma reestruturação mais fundamental do jogo. Durante o desenvolvimento, fornecemos atualizações que revelam parte do trabalho da equipe por meio de postagens de blog e conversas com vocês nas redes sociais e, tem sido inspirador para nós vermos as reações e comentários positivos. Estou incrivelmente orgulhoso do trabalho que a equipe tem feito e animado para ver e jogar cada nova experiência. No entanto, 2020 foi um ano diferente de qualquer outro e, embora continuemos a fazer progresso em todos os nossos projetos de jogos na BioWare, trabalhar em casa durante a pandemia teve um impacto em nossa produtividade e nem tudo o que tínhamos planejado como estúdio antes do COVID-19 pode ser realizado sem colocar estresse indevido em nossas equipes. Sei que isso será decepcionante para a comunidade de jogadores da Anthem, que estão ansiosos para ver as melhorias nas quais estamos trabalhando. Também é decepcionante para a equipe que estava fazendo um trabalho brilhante. E para mim, pessoalmente, Anthem foi o que me trouxe à BioWare, e os últimos dois anos foram algumas das experiências mais desafiadoras e gratificantes da minha carreira. O desenvolvimento de jogos é difícil. Decisões como essas não são fáceis. Seguindo em frente, precisamos concentrar nossos esforços como um estúdio e fortalecer os próximos títulos de Dragon Age e Mass Effect, enquanto continuamos a fornecer atualizações de qualidade para Star Wars: The Old Republic. À comunidade da Anthem, obrigado por sua paixão e criatividade. Seus comentários e sugestões certamente ajudam a moldar a direção da equipe e, a título pessoal, sua gentileza e incentivo foram muito necessários no ano passado. Por favor, fiquem seguros e sejam gentis uns com os outros. Fortes sozinhos, mais fortes juntos.”

Anthem é o produto e fruto de muito marketing, mas pouca substância. O título foi recebido com euforia desde a primeira vez em que apareceu na E3. As pessoas, assim como aconteceu com Cyberpunk 2007,  começaram a romantizar o game como um título para todos reinarem, a obra perfeita, sem ao menos pararem para pensar no que foi entregue até então.

A recepção do game quando lançado foi morna, para não dizer, desastrosa, chegando ao  serviço de assinatura de catálogo de jogos da Electronic Arts num momento bastante antecipado.

Então o plano era desenvolver uma revitalização da franquia, como No Man’s Sky fez (e foi bem sucedido), porém parece que forças exteriores falaram mais alto.

Podemos esperar agora um novo jogo Dragon Age, além de um Mass Effect novo, que irá ignorar os feitos de Andromeda e dar alguns passos para trás.

O próximo trabalho mais tangível da BioWare chega no dia 14 de maio com Mass Effect Legendary Edition, uma coletânea melhorada da trilogia original.