O PlayStation 5 terá um controle redesenhado chamado DualSense (não o DualShock 5), anunciou a Sony Interactive Entertainment na terça-feira. O novo controlador sem fio apresentará um novo design, além de novos recursos, como feedback háptico, gatilhos adaptáveis ​​e um conjunto de microfones embutido.

O DualSense também eliminará o botão Compartilhar da Sony, introduzido no DualShock 4, e será substituído por algo novo.

De acordo com uma publicação no Blog do PlayStation de Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento de plataformas da Sony Interactive Entertainment, o feedback tátil do DualSense adicionará “uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando jogar, como a lentidão lenta de dirigir um carro na lama. ”

“Também incorporamos gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 do DualSense para que você possa realmente sentir a tensão de suas ações, como quando desenha um arco para disparar uma flecha”, disse Nishino.

Quanto ao botão Compartilhar, Nishino explica que a Sony está desenvolvendo esse recurso com o botão “Criar”.

“Com o Create, somos mais uma vez pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir”, disse Nishino. “Teremos mais detalhes sobre esse recurso à medida que nos aproximamos do lançamento”.

O DualSense também possui um conjunto de microfones embutido, “que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido – ideal para iniciar uma conversa rápida. Mas é claro, se você planeja conversar por um longo período, é bom ter esse fone de ouvido à mão. ”

Como visto na galeria abaixo, o DualSense diverge dos controladores DualShock anteriores com um design de dois tons. A barra de luzes DualShock 4 também foi reposicionada para abraçar os lados esquerdo e direito do touchpad, e os icônicos botões do PlayStation agora são monocromáticos, em vez de multicoloridos.

“O DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controladores e captura o quão fortemente nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5”, disse Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment. “O novo controle, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos – continuando nossa missão na PlayStation de ultrapassar os limites do jogo, agora e no futuro.”

Ryan se comprometeu com a janela de lançamento do feriado de 2020 para o PlayStation 5 e prometeu compartilhar mais informações, “incluindo o design do console, nos próximos meses”.