Cyberpunk 2077 é obviamente um projeto enorme e muito aguardado da CD Projekt Red, afinal, os jogadores serão capazes de explorar uma grande cidade e suas vastas opções de atividade.

Mas além de um grande mapa e atividades, são necessários vários elementos para tornar um jogo “o melhor possível”. E um desses elementos são as animações, sejam elas corporais ou faciais. E pensando especificamente na segunda, que é bem complexa, afinal, as falas precisam ser localizadas para diversos idiomas, a CDPR fechou um contrato de parceria com a JALI Inc., empresa de tecnologia com sede na Universidade de Toronto, para criar sincronização labial realista em larga escala sem a necessidade de capturas faciais.

Em um vídeo demonstrando a nova tecnologia, Mateusz Popławski, diretor técnico de personagens principais de Cyberpunk 2077, afirmou que um grande objetivo para o próximo título é criar animações faciais realistas sem gastar centenas de horas realmente animando. Para Cyberpunk 2077, o desenvolvedor não queria apenas melhorar as animações além da qualidade de The Witcher 3, seu título anterior, mas trazer essas melhorias para cada personagem no mundo aberto do jogo, incluindo NPCs pelos quais os jogadores passarão regularmente. Essa tarefa já é naturalmente complexa, mas foi aí que a CD Projekt Red lançou o desafio adicional de animar rostos e ter sincronização labial para 10 idiomas diferentes, sem nenhum tipo de captura de movimento facial.

Essa tarefa trouxe a desenvolvedora para a JALI, e acabou combinando numa colaboração que promete ser perfeita. A tecnologia da JALI é uma forma processual e altamente personalizável de animar rostos de maneira realista. Ela leva em consideração todas as coisas que muitas vezes esquecemos quando estamos falando com outra pessoa – movimento dos olhos, sobrancelha, pescoço e as mudanças em nossos músculos faciais quando falamos. Também explica as diferentes maneiras como as pessoas produzem sons fonéticos para criar perfis distintos que combinam com os personagens.

Aqui está a progressão de um rosto animado com todas as ferramentas que a JALI tem à sua disposição, de uma forma mais resumida que o vídeo acima:

Cyberpunk 2077 será lançado para PS4, Xbox One e PC em 19 de novembro de 2020. As versões para PS5 e Xbox Series X/S chegarão posteriormente.

ViaDualshockers