O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a criação da Olympic Virtual Series, primeiro evento com chancela olímpica voltado para os eSports.

A primeira edição será realizada entre os dias 13 de maio e 23 de junho, quase um mês antes das Olimpíadas de Tóquio, marcadas para começar em 23 de julho. Para essa estreia, a Olympic Virtual Series selecionou apenas 5 modalidades Olímpicas, numa parceria do COI com federações esportivas internacionais e publishers:

Automobilismo (Federação Internacional de l’Automobile -FIA): Gran Turismo (Polyphony Digital)

Beisebol (Confederação Mundial de Softball de Beisebol -WBSC): eBaseball Powerful Pro Baseball 2020 (Konami)

Ciclismo (Union Cycliste Internationale -UCI): Zwift (Zwift)

Remo (World Rowing): Jogo ainda não definido

Vela (World Sailing -WS): Virtual Regatta (Virtual Regatta)

De todos os games citados, o mais conhecido é sem dúvida nenhuma Gran Turismo. A franquia já vendeu mais de 80 milhões de unidades em todo o mundo desde o seu lançamento em 1997. Inclusive, a Polyphony Digital está trabalhando na próxima edição da série, Gran Turismo 7, para o PS5.

Além disso, cabe a cada federação internacional organizar seu próprio evento, mas todos farão parte da Olympic Virtual Series. A expectativa é que os atletas consigam participar da competição de sua própria casa ou de instalações de treinamento.

Thomas Bach, presidente do COI, comentou:

“A Olympic Virtual Series é uma nova e única experiência digital olímpica que visa aumentar o engajamento direto com novos públicos no campo dos esportes virtuais. Sua concepção está em consonância com a Agenda Olímpica 2020+5 e a Estratégia Digital do COI. Incentiva a participação esportiva e promove os valores olímpicos, com foco especial na juventude.”

Para as próximas edições, são esperadas novas parcerias com federações e publishers, para a entrada de novas modalidades. O COI revelou que entre outras federações internacionais que demonstraram interesse em participar de edições futuras estão Federação Internacional de Futebol (FIFA), Federação Internacional de Basquete (FIBA), Federação Internacional de Tênis (ITF) e Taekwondo Mundial (WT).