Início especiais Os jogos mais bonitos do PlayStation 4

Os jogos mais bonitos do PlayStation 4

Os visuais que mais impressionaram na geração!

Quando temos o primeiro contato com um jogo, seja por vídeo, fotos ou mesmo jogando, a primeira característica que notamos é o visual.

Há quem diga que os gráficos/arte não importam, mas não podemos negar que jogos com visuais caprichados sempre chamam mais a atenção do público. Pensando nisso, separamos neste artigo alguns dos jogos mais bonitos do PlayStation 4.

Vale considerar que a definição do que é ou não bonito varia de pessoa para pessoa, porém reunimos aqui as unanimidades, jogos que impressionaram toda (ou quase toda) a comunidade e a indústria de jogos.

Observação: a lista não está em nenhuma ordem de pior para o melhor ou vice-versa. A ordem dos jogos foi definida de acordo com suas respectivas datas de lançamento.

  • Driveclub (Evolution Studios, 2014)

Apesar de ser considerado uma das grandes decepções da geração (graças ao seu lançamento problemático), Driveclub fica até hoje marcado como um dos melhores gráficos do PlayStation 4.

O jogo de corrida conta com belas ambientações, modelos de carros (exteriores e interiores) muito bem trabalhados e impressionantes efeitos de clima e iluminação, o que o deixam com um aspecto incrivelmente fotorrealista.

  • Batman: Arkham Knight (Rocksteady Studios, 2015)

O homem morcego também marcou presença no PlayStation 4 e trouxe visuais deslumbrantes.

Com uma Gotham noturna e chuvosa, os gráficos e a ambientação do jogo trabalharam juntos para deixar Arkham Knight com visuais incríveis. Seja planando ou com o batmóvel, é bem satisfatório explorar a cidade com gráficos tão caprichados.

  • The Order: 1886 (Ready at Dawn, 2015)

The Order 1886 é outro jogo que não atendeu às expectativas do grande público, mas que impressionou por seus belos gráficos.

A ambientação de Londres na Era Vitoriana é belíssima, os modelos e texturas são muito acima da média e as partículas presentes no game são bem trabalhadas. Esses fatores combinados ao estilo de arte do jogo nos dão a impressão que estamos jogando um filme.

  • Uncharted 4: A Thief’s End (Naughty Dog, 2016)

Quando falamos de jogos da Naughty Dog, é facil associar a imagem à gráficos extraordinários. Desde o PS3, a desenvolvedora parece explorar bem a capacidade dos consoles da Sony para extrair visuais incríveis.

Em Uncharted 4, temos simplesmente uma das mais belas obras visuais da geração. Seja em cenários naturais ou urbanos, o jogo apresenta ambientações incríveis com grandes áreas exploráveis e cenas de ação memoráveis.

  • Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games, 2017)

Não tem como falarmos de jogos bonitos sem citar Horizon Zero Dawn. Uma das grandes novas IP’s da geração do PlayStation 4, o jogo, além de apresentar um conceito original e interessante, chegou com visuais de encher os olhos.

O mundo aberto dominado por máquinas é lindo, com paisagens diversas e exploráveis. As batalhas contra as máquinas também são lindas, com efeitos de partículas e luzes que tornam tudo ainda melhor.

  • God of War (Santa Monica Studio, 2018)

Kratos retornou após anos numa nova mitologia, com jogabilidade reformulada e, é claro, se ele está presente nessa lista, com gráficos espetaculares.

O mundo semi-aberto nórdico tem detalhes em cada canto, os modelos de personagens são extremamente caprichados (só observar as diferentes armaduras de Kratos), com texturas e efeitos de alta qualidade.

  • Detroit: Become Human (Quantic Dream, 2018)

Com grande foco nos dramas e momentos de escolhas difíceis, Detroit: Become Human trouxe visuais super detalhados, principalmente nos modelos de seus personagens.

Os gráficos do jogo impulsionam a experiência, conseguindo nos passar emoções somente de observamos o rosto dos personagens. Os gráficos super realistas tornam tudo ainda mais imersivo.

  • Red Dead Redemption 2 (Rockstar Games, 2018)

Ah Rockstar… o que falar de você? Um jogo de mundo aberto riquíssimo, cheio de conteúdo primário e secundário, com exploração livre… Enquanto muitos desenvolvedores sofrem para fazer seus jogos rodar bem nos consoles, a Rockstar dá aula.

Um dos melhores jogos da geração conta também com um dos melhores gráficos da geração. É de impressionar tamanha beleza e realismo, dado o tamanho do jogo, rodando num console de 2013.

  • Days Gone (Bend Studio, 2019)

Days Gone é outra nova IP que surgiu nessa geração. Apesar dos problemas no lançamento, o jogo apresenta visuais incríveis, também em mundo aberto.

O mundo de Days Gone, apesar de grande, possui gráficos bem detalhados, com paisagens naturais muito bonitas e diversas. As texturas e os modelos 3D usados no jogo seguem o alto padrão de jogos exclusivos da Sony.

  • Death Stranding (Kojima Productions, 2019)

Death Stranding é um dos jogos mais “únicos” dessa geração; é difícil pensar em um game que tenha uma proposta parecida. No entanto, a presença dele nessa lista se dá, claro, pelo seus ótimos visuais.

O primeiro game da Kojima Productions entrega paisagens quase fotorrealistas, os personagens e seus modelos são muito acima da média e a direção de arte do jogo acerta demais. É uma experiência distinta e muito linda.

  • The Last of Us Parte II (Naughty Dog, 2020)

Quando falamos de The Last of Us Parte II, sua história certamente é o fator mais relevante. Porém não podemos ignorar que, tecnicamente falando, o jogo é impecável.

Além de lindas ambientações pós-apocalípticas (que misturam cenários urbanos com vegetação natural de forma incrível), o jogo consegue representar tudo que precisa (armas, animais, humanos, infectados e etc) de forma bem realista. Os detalhes gráficos são naquele altíssimo padrão que já conhecemos da Naughty Dog. Não é à toa que ganhou o premio de Jogo do Ano (GOTY) de 2020.

Menções Honrosas

Claro que existem diversos outros jogos de visuais incríveis no PS4, mas não podemos listar todos aqui para não criarmos um artigo gigantesco. Então, separamos alguns nomes como menções honrosas quando falamos de jogos bonitos:

  • Bloodborne (From Software, 2015)
  • Spider-Man (Insomniac Games, 2018)
  • Call of Duty: Modern Warfare (Infinity Ward, 2019)
  • Resident Evil 3 (Capcom, 2020)
  • Ghost of Tsushima (Sucker Punch Productions, 2020)
  • Final Fantasy VII Remake (Square Enix, 2020)

Esperamos ver também no PlayStation 5 um catálogo de jogos com gráficos incríveis, assim como vimos no PS4. Acha que faltou algum na lista? Fique a vontade para comentar!