Walking simulator é um gênero de jogo polêmico, que vai na contramão dos jogos de ação. No entanto, com o passar do tempo, os simuladores de caminhada formaram seu próprio gênero de aventura, concentrando-se mais em contar histórias, personagens e cenários únicos. Vamos dar uma olhada nos 10 jogos que foram surpreendentes como bons simuladores de caminhada.

Layers of Fear

Layers of Fear

Apesar de não ser o jogo de terror mais inovador, o Layers of Fear, da Bloober Team, foi significativo. Após o fracasso do estúdio com o Basement Crawl, Layers of Fear apresentou uma mudança completa em seu enredo um pouco mais maduro, com uma atmosfera macabra. O jogo mostrou o poder da Unity em cenários distorcidos com excelente fidelidade, criando vistas perturbadoras com uma gameplay de arrepiar.

Death Stranding

Death Stranding

O Death Stranding da Kojima Productions trouxe mais notoriedade para o gênero Walking simulator. Para não mencionar uma história que só começa realmente a progredir a partir do Capítulo 4 em diante. No entanto, os princípios básicos da travessia do jogo são cativantes e prende a atenção do jogador. Mesmo enquanto você caminha por uma paisagem cheia de neve, com caixas pesadas para carregar, as músicas suaves do Low Roar. Com um visual impressionante, que oferece uma experiência quase meditativa. Death Stranding proporciona aqueles momentos de calma solitária, mesmo enquanto toda uma história densa, está a sua espera.

What Remains of Edith Finch

What Remains of Edith Finch

O jogo What Remains of Edith Finch tem um papel memorável em reviver diferentes memórias do passado. Embora cada um ofereça seu próprio estilo de jogo, o loop principal ainda está centrado em explorar a casa dos Finch. Com a própria narração de Edith, com doses de humor que ajuda a criar uma experiência rica em detalhes, que faz o jogador mergulhar na trama. (Apesar dos temas abrangentes da morte). É um jogo curto, mas What Remains of Edith Finch ainda é um dos melhores simuladores de caminhada até hoje.

Firewatch

Firewatch

Firewatch conta com um final um tanto estranho, mas o jogo reforça sua exploração com um forte núcleo mecânico. O jogador vai ser um vigia de incêndio chamado Henry, que está constantemente em contato com outro vigia chamado Delilah. O que começa como um mistério acaba se tornando uma história sombria, revelando grandes segredos do passado. A história do jogo vai se desenrolando lentamente, mas as conversas e o puro mistério de Firewatch fazem você querer ir até o fim.

Gone Home

Gone Home

Considerado o jogo que começou tudo. Gone Home da Fullbright Company é aclamado e controverso. Por um lado, a história de Katie Greenbriar enquanto ela explora sua casa, tentando reunir eventos que aconteceram, foi considerado um jogo revolucionário. Por outro lado, alguns acharam a narrativa carente e questionaram a “jogabilidade” real que o jogo tinha. Para o bem ou para o mal, Gone Home estimulou uma nova maneira de contar histórias em jogos de aventura e continua sendo um grande jogo.

Oxenfree

Oxenfree

O Night School Studio reconheceu que o Oxenfree, é um jogo de aventura de rolagem lateral, sobre os mistérios de uma ilha sobrenatural, uma trama cheia de diálogos e mistérios. A união de um cenário agradável de explorar, narrativa interessante. Oxenfree se concentrou mais nos personagens, as interações do protagonista Alex se desenrola durante longas conversas. Algumas escolhas podem mudar radicalmente a história. Oxenfree criou seu próprio nicho em um gênero crescente de walking simulator.

The Vanishing of Ethan Carter

The Vanishing of Ethan Carter

The Vanishing of Ethan Carter ocorre no mundo aberto de Red Creed Valley. O investigador Paul Prospero, embarca em uma aventura no vale, depois de receber uma carta de um garoto chamado Ethan Carter, o jogador é atormentado por ocorrências paranormais. Ao explorar diferentes histórias e restaurar cenas para testemunhar a morte de uma pessoa, o jogo é cheio de mistério, e cada descoberta, é uma parte do quebra-cabeça final. Vale a pena experimentar.

Tacoma

Tacoma

Do mesmo desenvolvedor que Gone Home, Tacoma segue um padrão um pouco diferente do seu predecessor baseado em exploração. Os jogadores exploram a estação espacial abandonada de Tacoma, reunindo os eventos que ocorreram com base em gravações e conversas sobre RA. Isso pode envolver a reprodução de gravações sobre personagens ainda ocultos da história, enquanto eles se movem por diferentes locais e apresentam novas pistas. A atmosfera, a escrita e a caracterização dão a Tacoma grande parte do seu coração, apresentando um mistério intrigante.

Everybody’s Gone to the Rapture

Everybody’s Gone to the Rapture

Em tradução livre, o título quer dizer: “Todo mundo está indo para o arrebatamento”.  A história se passa em uma pequena vila na Inglaterra, cujos cidadãos desapareceram repentinamente. Ao explorar os arredores e ouvir várias gravações e conversas, o jogador descobre o que aconteceu com a vila. A resposta pode ou não satisfazê-lo, mas Everybody’s Gone to the Rapture tem uma história interessante para contar, com uma atmosfera atraente e uma trilha sonora maravilhosa.

SOMA

SOMA

Para todos os efeitos, SOMA é um jogo de terror de sobrevivência em primeira pessoa, onde você vai conhecer maquinas horripilantes. No entanto, também é um jogo centrado em mistério, enquanto Simon Jarrett se encontra no laboratório subaquático de PATHOS-II. Sem nenhuma lembrança de como ele chegou lá ou o que está acontecendo, cabe ao jogador explorar e descobrir vários aspectos do laboratório para decidir o destino de Simon. Se você quiser jogá-lo como um verdadeiro simulador de caminhada, basta ativar o Modo de Segurança, que impede que qualquer monstro mate o jogador, então você poderá se concentrar principalmente na história.

Leia Mais: Untitled Goose Game já vendeu mais de 1 milhão de copias