The King of Fighters 2002: Unlimited Match é como um “Best of” de uma franquia já consagrada.

Não quero desmerecer os recentes lançamentos de novas e velhas franquias, mas sinto que há um consenso entre os fãs de jogos de luta de que a era de ouro do gênero aconteceu nos anos 90 e no comecinho dos anos 2000.

Dentre as séries de jogos clássicas temos a franquia The King of Fighters, produzida pela SNK Playmore, que se destaca da concorrência com seu elenco sempre vasto e carismático e com seu combate técnico e bastante acelerado.

Além dos diversos jogos que movem a história para frente com protagonistas e vilões icônicos (como não lembrar da luta contra o Orochi no KOF 97, hein?), a série faz uso de jogos chamados “Dream Matches”, que basicamente são edições especiais sem importância narrativa e com uma maior e mais completa seleção de personagens (como o KOF 98, por exemplo).

Em 2009, a SNK junto com a Code Mystics lançou um desses Dream Matches, o KOF 2002, em um remake intitulado The King of Fighters 2002: Unlimited Match para PS2 e, depois de lançamentos em outras plataformas e com algumas adições e mudanças, agora está finalmente disponível para PS4.

O que há de novo em um jogo velho?

À primeira vista, o KOF 2002: UM é “só” mais um jogo da franquia e que segue uma estrutura já conhecida para quem quer jogar offline: Modo campanha Teamplay (com trios, não quartetos) ou com um lutador só, até chegar em algum chefe (roubadíssimo, como sempre!) e um modo Versus padrão de jogos de luta.

Aqui temos também um modo Endless, que funciona basicamente como um modo survival, um modo Challenges, com diversos desafios para fazer com personagens específicos em um tempo limitado e um modo Treino Livre.

Esses modos, aliado com a quantidade absurda de personagens, fazem já um excelente pacote para amantes de jogos de luta. Sendo um Dream Match, KOF 2002 UM conta com mais de 60 personagens da série, desde vilões mais clássicos, como Geese e Rugal, até um personagem exclusivo (Nameless, que funciona bem parecido com o K’ 9999).

kof-2002

 

Mesmo com essa invejável lista, eu pessoalmente senti falta de alguns: O supracitado Orochi e a sacerdotisa Chizuru não estão nesse game, por exemplo. Acho importante considerar que KOF 2002 UM funciona muito mais para agradar os fãs de longa data do que conquistar uma nova audiência.

Isso significa que, se você quiser aprender a fazer combos e usar as diversas mecânicas e técnicas de combate e afins, não há um modo mais guiado além do já citado modo de treino livre, indo num caminho diferente dos jogos de luta contemporâneos.

Mas considerando que KOF é uma franquia muito bem estabelecida, não faltam guias e tutoriais pela internet afora e, honestamente, não senti tanta falta. O destaque do game, na verdade, fica para o modo Online e em como ele funciona.

Netcode bom é “Rollback Netcode“

Jogos de luta sempre sofreram em funcionar online por se tratar de combates com timing mais precisos e qualquer tipo de delay, que é normal em um modo online, pode atrapalhar a experiência. Considerando que estamos em uma pandemia, jogar online é a forma que a maioria do público de jogos de luta estão experienciando seus jogos e é importantíssimo um bom Netcode para que esses erros sejam mitigados.

Rollback Netcode é, de maneira resumida e nada técnica, uma recente forma de codificação para melhorar a experiência e diminuir o atraso das animações e inputs entre dois jogadores jogando online. Nos últimos anos, mais e mais jogos estão trazendo essa tecnologia e o resultado tem sido muito bom. Recomendo esse vídeo para uma explicação mais detalhada (possui legendas em PT-BR).

Aqui no KOF 2002: UM esse Rollback Netcode vem sendo implementado desde outubro de 2020 e deixou o jogo muito mais liso, mesmo em algumas partidas que joguei com um ping >150ms. Com partidas em modo casual e ranqueado, além de um modo replay com suas 10 últimas partidas, eu acredito que esse modo Online é o verdadeiro tesouro desse game.

Infelizmente, eu não encontrei nenhuma indicação de Crossplay entre as plataformas disponíveis, segmentando um pouco a fanbase do jogo.

The King of Fighters 2002 Unlimited Match está agora disponível para Playstation 4 em formato digital, no valor de R$ 79,00.

Nota
Geral
8.5