NBA 2K22 foi lançado no dia 10 de setembro de 2021. Está disponível para Xbox One, Series S e X, Nintendo Switch, PC, PS4 e PS5.

Jogos anuais

Os jogos anuais esportivos sempre são figurinhas marcadas nos debates sobre o quanto é realmente necessário um lançamento a cada temporada. Independentemente do time que você jogue, seja ele no dos que abominam esse tipo de jogo, ou nos que o consomem loucamente ano após ano. Uma coisa é certa: o sucesso é garantido porque a fórmula funciona.

O esporte carrega consigo uma legião de fãs que de forma voraz querem cada vez mais conteúdo, mesmo que paguem caro por isso. Um aviso para os veteranos da série: se vocês desejam inovação nesta edição do NBA 2K talvez a decepção seja um sentimento inevitável. Porém, onde a expectativa não habita a decepção jamais existirá.

Modos de jogo bem tradicionais

As opções para jogar NBA 2K22 são as mesmas dos títulos anteriores. O modo de exibição podendo jogar partidas amistosas com todos os times da NBA e, os da WNBA que é a liga americana feminina de basquete. O que se sobressai neste modo é a oportunidade de jogar com times históricos da NBA. Fazendo com que partidas épicas possam ser disputadas, como por exemplo, um duelo entre o Lakers de Kobe Bryant e os Bulls de Michael Jordan.

Kobe
Kobe

O modo carreira oferece a oportunidade de ser um novato na liga e ir galgando um espaço como destaque de sua equipe visando o hall da fama. Algumas cinemáticas com jogadores famosos e atores convidados servem mais para dar uma cara premium no modo de jogo, do que algo notável. Após algumas cenas, a expectativa para a bola subir de fato só aumenta, fazendo com que o ato de pular todas essas cenas e ir logo para ação naturalmente aconteça.

Já que o roteiro é bem fraco e não envolve o jogador naquela historinha que está sendo contada. É possível personalizar o seu boneco nas lojinhas de um pequeno mundo aberto criado pela 2K. Que mais parece uma grande encenação para divulgar as marcas parceiras da empresa de modo mais escancarado.

modo-my-team
Modo My Team

Aliás, esse mundo 2K tem duas versões. A mais completa para a atual geração PS5 e Series S/X e uma mais simplificada para as versões de PC, Nintendo Switch, Xbox One e PS4. Após esse começo lento é possível gastar dezenas de horas na luta pelo tão desejado anel de campeão da NBA. Para os mais apressados, dinheiro real pode ser usado para evoluir rapidamente o jogador criado, fator esse que, particularmente acredito estragar toda a experiência deixando fácil demais o caminho para o êxito de uma experiência mais realista nesse modo de jogo.

No modo dinastia o jogador pode controlar todos os aspectos de uma equipe da NBA. Antes de iniciar uma temporada prepare-se para traçar as melhores estratégias na pré-temporada para poder fazer bons negócios na agência livre. Uma lista onde encontram-se os jogadores sem contrato.

Controlar as finanças, fazer trocas são apenas algumas das escolhas difíceis que o jogador tem que fazer estando na pele de um dirigente. A simulação das partes burocráticas dos contratos dos jogadores é bem fidedigna, e em geral é um dos principais destaque desse modo.

Quem nunca olhou para um craque do time adversário e pensou: “O meu time deveria contratar esse jogador pra ontem!”. Porém, não é tão simples assim quando você é quem está com a caneta e tentando não levar a sua equipe para o negativo em suas finanças.

Partidas online necessitando de uma carteira bem recheada

O meu time é o modo online competitivo do NBA2K. Aqui as famosas cartinhas dos jogadores fazem com que os jogadores gastem mais ainda do seu suado dinheirinho para adquirir as melhores e mais bonitas cartas. E infelizmente não é apenas por luxo. Afinal caso você queira se dar bem neste modo é praticamente impossível não usar dinheiro real para que isto aconteça.

O abismo que separa os jogadores “free to play” do restante é bizarro. (O “free to play” por aqui quer dizer não paga mais do que já pagou pela versão completa do jogo).

Lebron nba 2k22
Lebron

Além da obrigatoriedade em manter uma rotina bem extensa dedicada a este modo, o jogador vai penar nas enjoativas formas de jogar. Tem o duelo 2×2, e de 5×5. Podendo ser jogadas nas quadras de rua. Além de alguns desafios semanais com algum tipo de jogador específico sendo exigido ou até mesmo uma time completo para poder disputá-los. Limitando ainda mais a diversão do jogador. E só, nada de extraordinário.

Fora o fator sorte na abertura dos pacotes de cartas são necessárias as cartas contrato para não deixar a carta de seu atleta predileto obsoleta, figurando apenas como algo decorativo em sua coleção. Dependendo da raridade dessas cartas contrato o número de vezes que esse jogador pode ser utilizado é variável.

Beleza não falta

Os gráficos do NBA2K22 seguem o padrão alto de qualidade de seus antecessores. Os jogadores são bem detalhados tanto na aparência, como também, em seus trejeitos. Seja a maneira de arremessar ou o ritual de concentração antes de um lance livre. Dribles e reações excelentes. Não só com as principais estrelas da liga. Os jogadores menos famosos são igualmente bem trabalhados em todos os aspectos.

Anteto-2-lance-livre
Giannis Antetokounmpo – lance livre

As animações antes e após as partidas, envolvendo entrevistas ou apresentação dos jogadores claramente foram reaproveitadas das edições passadas. Sem muita inovação. Algo aceitável e compreensível. O ambiente criado pela torcida e todos os sons envolvendo as partidas são bem envolventes.

O destaque negativo nesse aspecto fica por conta das músicas que fazem parte da trilha tocada nos menus. Diferente das edições passadas elas não possuem aquela assimilação fácil e parecem não combinar muito com o game.

Jogabilidade aprimorada

A grande mudança na edição de 2022 deste game é sem dúvida alguma a jogabilidade. Após decisões questionáveis no título anterior da franquia. Agora a 2K marcou uma baita cesta de 3 pontos. Os jogadores não estão mais travados e o controle dos bonecos está bem mais responsivo.

Os menus tutoriais ensinando os movimentos e dribles foram dispostos de uma maneira bem inteligente e são de simples entendimento. Na parte dos arremessos as barrinhas de força não são tão rigorosas quanto a precisão, especialmente quando no controle dos jogadores mais habilidosos.

Claramente a intenção por aqui foi deixar a jogabilidade mais arcade. Focando para a parte plástica do jogo. A partida é dinâmica e divertida. O único deslize nesse aspecto foi na hora de roubar a bola do adversário. É muito mais difícil executar um roubo de bola sem fazer falta.

A opção sugerida é cercar e tentar aplicar um toco, ou se posicionar de forma apropriada para o rebote. Jogadas de efeito como ponte aérea ou passe sem olhar ficaram bem mais práticas em sua execução. Nas versões anteriores era necessária uma sequência mais complexa para a realização dessas jogadas.

Uma boa hora para os novatos

Eu já ouvi diversos relatos de pessoas que ficam sempre naquele desejo de se arriscar no game de basquete da 2K mas esbarram em um obstáculo: a dificuldade para pessoas que não acompanham a modalidade com assiduidade e querem apenas pontuar e se divertir com os jogadores mais famosos em seus consoles ou PC.

Se você é uma dessas pessoas tenho uma boa notícia para você: a hora é agora. NBA 2K22 é uma excelente porta de entrada para a franquia. Esse estilo mais arcade é de fácil adaptação para todos e não exige um pré-requisito muito profundo sobre a modalidade.

Um entretenimento salgado e completo

Quando nos deparamos com atitudes tão gananciosas de algumas desenvolvedoras de jogos anuais, cobrando um preço cheio por apenas uma atualização no plantel, chegamos ao ponto de enaltecer coisas que seriam obrigatórias neste tipo de jogo, mas que lamentavelmente não são executadas por todos. Em NBA2k22 as atualizações de plantel são feitas com uma boa frequência à medida que as equipes vão modificando o seu plantel.

O preço de 349,90 reais para versão de PS5 e o de 299,90 reais para a de PS4 dificilmente pode ser justificado caso você já possua o NBA 2k21 e não jogue o modo online com frequência. Mas para os novatos que separaram uma boa moeda para ter uma experiência completa de um jogo de basquete licenciado, então NBA 2K22 é para você. Muitas e muitas horas de diversão te aguardam.

E quando a próxima temporada da NBA se iniciar (no mês de outubro) você poderá acompanhar na vida real e se divertir ao mesmo tempo neste ótimo jogo. Vista o uniforme de sua equipe de coração e prepare-se! Que a bola suba e o jogo comece!

Nota
Geral
8.5