Sony nomeou novo chefe de PlayStation com especulações sobre seu próximo console

0
46
  • Jim Ryan será nomeado presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment em 1º de abril, assumindo as rédeas de John Kodera.
  • O movimento marca a segunda vez em dois anos que a Sony nomeou um novo chefe do PlayStation e vem depois de uma queda nos lucros e nas vendas do PS4.
  • A especulação vem crescendo no próximo grande console da Sony, à medida que o PS4 se aproxima do final de seu ciclo de vida.

A divisão de jogos da Sony nomeou o executivo sênior Jim Ryan como seu novo presidente e CEO na terça-feira.

Ryan será nomeado para seu novo cargo em 1º de abril, recebendo as rédeas de John Kodera, disse a Sony Interactive Entertainment (SIE) em comunicado .

Anteriormente, o executivo atuava como vice-presidente da SIE e era chefe de vendas e marketing globais antes disso.

“Nosso negócio de serviços de jogos e redes tornou-se o maior negócio do Grupo Sony em termos de vendas e receita operacional”, disse Yoshida em comunicado. “Além disso, nossos negócios neste domínio têm importância significativa como nosso impulsionador do crescimento daqui para frente.”

Ele acrescentou: “Ao mesmo tempo, esta indústria é implacavelmente rápida, e para permanecer o líder de mercado, devemos constantemente evoluir com um senso de urgência”.

O movimento marca a segunda vez em dois anos que a empresa nomeou um novo chefe do PlayStation – Kodera foi nomeado em outubro de 2017 – e vem depois que ele relatou uma queda nos lucros e nas vendas de seu console PlayStation 4.

A especulação vem crescendo no próximo grande console da empresa, à medida que o PS4 se aproxima do final de seu ciclo de vida. O presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, confirmou no ano passado que o produto estava em desenvolvimento, mas permaneceu de boca fechada sobre a marca e os recursos.

Tom Wijman, analista sênior de mercado da firma de pesquisa de jogos Newzoo, disse que a mudança de liderança provavelmente está relacionada ao foco renovado da Sony no lado de serviços de seus negócios, a PlayStation Network, ou PSN.

“Duas tendências importantes desempenham um papel aqui: em primeiro lugar, franquias de jogos estão se transformando lentamente em franquias de entretenimento”, disse Wijman. “Em segundo lugar, em uma era de jogos como serviço e assinaturas de jogos futuros, possuir IP (propriedade intelectual) é muito valioso.”

“Com um total de 90 milhões de usuários ativos por mês, o público da PSN é enorme, e um grande grupo já está em um plano de assinatura paga (PlayStation Plus).”

Wijman acrescentou que “não iria surpreendê-lo” se a Sony começasse a empurrar seu conteúdo de música e filme para o PlayStation Plus “num futuro próximo”.

A Sony tomou a decisão de chocar no ano passado de pular a Electronic Entertainment Expo de 2019, ou E3, a maior feira de games do ano. O presidente da SIE Worldwide Studios, Shawn Layden, explicou recentemente a decisão em uma entrevista à CNET , insinuando a mudança de direção da gigante dos games para jogos exclusivos.

“O mundo mudou, mas a E3 não mudou necessariamente com isso”, disse Layden. “E com a nossa decisão de fazer menos jogos – jogos maiores – durante longos períodos de tempo, chegamos a um ponto em que junho de 2019 não era o momento de termos uma coisa nova a dizer.”

Ele disse que a empresa está organizando um evento chamado Destination PlayStation este mês, que deve ser atendido por varejistas e parceiros terceirizados. “Eles estão fazendo discussões de compra em fevereiro. Junho, agora, é tarde demais para ter uma discussão de Natal com os varejistas.”

No último evento E3 da empresa , ele apresentou trailers detalhados para sua linha de produtos exclusivos, incluindo o altamente antecipado jogo de zumbi “The Last of Us Part II” e o jogo de ação e aventura “Ghost of Tsushima”.

O maior concorrente da Sony na área de jogos, a Microsoft , anunciou durante a convenção E3 do ano passado que estava trabalhando em seus próximos consoles para Xbox, enquanto o Xbox One se aproxima do fim de seu ciclo de vida. Até agora, permaneceu em silêncio sobre o nome do novo console e quaisquer outros detalhes.