Programa da HBO entrega episódio repleto de referências ao segundo jogo e estabelece de uma vez por todas a relação entre Joel e Ellie.

O texto possui spoilers do sexto episódio de The Last of Us da HBO!

A jornada entre o que agora podemos firmar ser de pai e filha, chegou até o objetivo, ou quase. Joel precisava levar Ellie até os vaga-lumes, e ninguém melhor para saber do que um ex membro, seu irmão Tommy.

Após seis episódios, sabemos que Joel fez coisas terríveis para sobreviver, não seria exagero achar que o encontro na cabana com os velhinhos fosse acabar como em um filme do Tarantino, mas as fissuras feitas na casca do velho homem chegaram ao limite, quebrando de uma vez por todas sua resistência, durante todo o capitulo isso fica mais do que claro, Joel não é mais aquele que enxergava Ellie apenas como uma carga, como ele mesmo disse, a indiferença dá lugar ao medo, medo de perder novamente quem ele ama.

As memórias deixam de assombrar somente os sonhos e passam para o mundo real, junto com o passar do tempo, o corpo que definha, vem a insegurança, arriscar perder Ellie já vai além de deixar a salvação da humanidade para trás (claro, é um pensamento egoísta, mas real dentro do contexto da série).

O abraço entre irmãos ainda emociona, assim como a noticia de que Tommy agora será pai, Joel sente o que pode ser inveja, e mais uma vez é difícil julgar, principalmente depois das duras palavras do caçula.

Ellie conhece mais do passado de Joel, e agora entende por completo aquele que atravessou o país e lhe manteve em segurança, se um dia passou pela cabeça que ele sempre fora assim, o que acho difícil, dessa vez ela o vê com outros olhos e assim o laço que já era forte entre os dois, fica ainda mais firme.

Em um dos pontos mais emocionantes do jogo, Joel revela para Tommy seus mais profundos sentimentos, toda carga dramática é colocada em tela e firmada com a atuação impecável de Pedro Pascal

A conversa no quarto de criança, e a frase de Joel sobre não saber o que é perder, que logo iremos ver que está totalmente errada, um dos diálogos mais emocionantes do jogo, posto de maneira igualmente linda na série.

O fim do capitulo é um gancho (novamente cruel) Joel gravemente ferido e Ellie temendo que seu maior medo se concretize, o que ela confessou ao Sam, ficar sozinha.