Com 13 botões programáveis e design arrojado que dá boas-vindas à palma de sua mão, o mouse Logitech G502 X é a boa pedida para quem quer investir em e-sports ou edição geral extensiva, seja em áudio, vídeo ou qualquer outro tipo de atividade repetitiva. Assim, você irá economizar tempo em trabalho e prevenção de efeitos doloridos em sua mão (e confie na palavra de um editor – você não irá querer sentir isso!).

Este mouse pode parecer um pouco com versões anteriores, mas a reunião de detalhes faz dele um sucessor a altura. Para o jogador que gosta de um equipamento mais leve, mas sem perder a precisão, o G502 X possui 89 gramas em seu peso (esta opção não é mutável neste modelo).

Para que isso fosse alcançado, temos a remoção de características que muitos jogadores pode considerar descartáveis e outros podem até considerar features invasivas. Uma dessas coisas é a remoção do sistema de LEDs neste modelo, o que contribui no menor peso geral. Nas ranhuras estéticas onde normalmente veríamos um colorido LED correndo como veias, agora não passa de uma canaleta da cor do modelo escolhido.

Logitech-G502-X
Foto: Rômulo de Araújo/Gamer Point

Não teremos um scroll de metal como em alguns modelos, mas em troca por exemplo, teremos a opção de rolar a rodinha de forma extremamente suave e contínua ou por segmentações, em pequenos tiques milimetricamente particionados (chamados de modo catraca e híper-rápido), que são ótimos para quem não curte o vai-e-vem da tela até que ela se enquadre perfeitamente. Você pode trocar de um modo para outro com um simples toque no botão mecânico logo abaixo da scroll wheel.

Você também pode aproveitar um botão intercambiável que fica ao alcance de seu polegar. Este botão pode ser trocado para uma versão que se ajuste a mãos maiores, por exemplo. Com ele, você pode mudar o DPI durante situações extremamente delicadas e a mudança de velocidade de seu ponteiro acontecerá de forma certeira. Falando em DPI, a gama vai de 100 a impressionantes 25,600. A tecnologia utilizada nos sensores é batizada de HERO. Já os botões de cliques usam a tecnologia LIGHTFORCE, que conta com switches híbridos óptico-mecânicos.

Uma das melhores coisas que tanto um jogador profissional de games quanto um profissional editor audiovisual podem utilizar em sua área são os atalhos no teclado. Mas mesmo assim, às vezes precisamos de algo ainda mais prático do que o alcance de uma combinação de duas teclas no teclado.

Foto: Rômulo de Araújo/Gamer Point

É aí que entra o G Hub, um aplicativo que vai transformar suas tarefas repetitivas em cliques únicos, e o mouse G502 X está apto a esta tarefa em conjunto com o software da Logitech.

Já sabemos da distribuição de vários botões no G502 X, e que muitos deles podem ser programados para tarefas exaustivas, como acionar a ferramenta de cortar um áudio ou vídeo na timeline do editor, ou simplesmente um botão de “desfazer” que poderá convenientemente ser acionado de forma quase invisível. A grande sacada do aplicativo G Hub é que ele é capaz de reconhecer os aplicativos do Windows que o usuário está e a partir disso, os atalhos podem mudar e passarem a se comportar com seus atalhos de acordo com o app que estiver usando no momento. Podemos observar num pequeno LED de várias cores perto da wheel a mudança de perfis que construímos no G Hub. São 5 perfis integrados na memória mas você pode brincar a vontade no aplicativo que pode ser instalado em sistemas Windows 10 e 11.

G502-X
Foto: Rômulo de Araújo/Gamer Point

Por exemplo, eu posso utilizar um perfil criado por mim, dentro do meu editor de vídeo. Para isso basta simplesmente estar com a janela do editor aberta que o mouse já assume a configuração que você assinalou para os botões. Se eu troco para o navegador e nenhum perfil especial foi assinalado a ele a instância assumida será a “default”, com algo parecido com o que já utilizamos em mouses normais ou outros mais premium hoje em dia. Se eu pulo para um editor de fotos, e existe um perfil feito para ele, o mouse assumirá o template correspondente, e é tudo feito de modo imperceptível e instantâneo. Uma vez que você tenha personalizado estes templates, não é necessário agir em mais nada.

Prepare o seu espacinho no desktop, o G502 X tem as dimensões de 131,4 x 41,1 x 79,2 mm e a versão analisada aqui foi a versão com fio. As cores disponíveis são preto e branca, sendo esta segunda trazendo um detalhe cinza na parte antiderrapante na área dos músculos tenares.

Nota
Geral
8.5
mouse-logitech-g502-xG502 X é o mouse para quem está no time de mouses leves e precisos. Seu design modernizado é feito de forma que abrace a sua mão num conforto generalizado, e todos os botões estão ao alcance com pouquíssimo movimento nos músculos. Uma pena que o arranjo desses botões as vezes possam proporcionar cliques acidentais quando a mão aborda o periférico. No entanto ter funções seletivas e mutáveis de acordo com o aplicativo rodando é algo maravilhoso para competidores em jogos ou editores de áudio ou vídeo.