O Xbox lançou nesta segunda-feira (22), seu segundo Relatório de Transparência, que reforça os investimentos da empresa e a priorização da segurança do jogador e destaca sua abordagem multifacetada e inovadora, com dados que abrangem o período de julho a dezembro de 2022.

O Xbox discute abertamente seus esforços de moderação de conteúdo, que incluem medidas proativas e reativas projetadas para ajudar os jogadores a terem experiências positivas. No lançamento deste Relatório de Transparência, fica claro que a moderação proativa é um componente crítico para proteger os jogadores.

Estas são as medidas que o Xbox toma para reduzir o risco de toxicidade e interromper o conteúdo impróprio antes que os jogadores sejam expostos. Os métodos proativos incluem a IA e a plataforma Community Sift orientada por humanos, que ajuda a identificar conteúdo ofensivo em milissegundos em texto, imagens e vídeo. Somente no ano passado, o Community Sift avaliou mais de 20 bilhões de interações humanas no Xbox.

Os videogames atingem mais de 3 bilhões de jogadores em todo o mundo, e comunidades online vibrantes estão crescendo a cada dia. A alegria do jogo é através da camaradagem, competição saudável e amizade – tudo sustentado por ambientes seguros, inclusivos e bem-vindos, apoiados pelas medidas de segurança do Xbox. O Xbox continua investindo e continua a desenvolver suas medidas para garantir que todos tenham um lugar seguro para jogar.

Entre as principais conclusões do relatório:

Medidas proativas são um fator-chave para experiências de jogador mais seguras. Nesse período, 80% do total de imposições do Xbox emitidas foi resultado de esforços proativos de moderação. A abordagem de moderação proativa inclui medidas automatizadas e humanas que filtram o conteúdo antes que ele chegue aos jogadores.

Ferramentas automatizadas, como Community Sift, trabalham com texto, vídeo e imagens capturando conteúdo ofensivo em milissegundos. Somente no ano passado, o Community Sift avaliou 20 bilhões de interações humanas no Xbox. Medidas proativas também foram detectadas e aplicadas contra 100% de adulteração de contas, pirataria, phishing e contas fraudulentas/não autênticas.

Maior foco em conteúdo impróprio. O Xbox entende que as necessidades dos jogadores estão em constante evolução e continua a ouvir os comentários dos jogadores sobre o que é ou não aceitável na plataforma, de acordo com os Padrões da Comunidade. Durante este último período, o Xbox aumentou sua definição de conteúdo vulgar para incluir gestos ofensivos, conteúdo sexualizado e humor grosseiro.

Esse tipo de conteúdo geralmente é visto como desagradável e inapropriado, prejudicando a experiência de jogo principal para muitos jogadores do Xbox. Essa mudança de política, em conjunto com melhorias em seus classificadores de imagens, resultou em um aumento de 450% na aplicação de conteúdo vulgar, com 90,2% sendo moderados proativamente. Essas restrições geralmente resultam apenas na remoção do conteúdo impróprio, o que se reflete no aumento de 390% nas restrições de “somente conteúdo” nesse período.

Ênfase contínua em contas inautênticas. A moderação proativa do Xbox, um aumento de 16,5 vezes em relação ao mesmo período do ano passado, permite que ele capture conteúdo e conduta negativos antes que cheguem aos jogadores. A equipe de segurança do Xbox emitiu mais de 7,51 milhões de imposições proativas contra contas inautênticas, representando 74% do total de imposições no período do relatório (acima dos 57% do último período do relatório).

Contas inautênticas são geralmente contas automatizadas ou criadas por bots que criam um campo de jogo desigual e podem prejudicar as experiências positivas do jogador. O Xbox continua investindo e melhorando sua tecnologia para que os jogadores possam ter experiências seguras, positivas e convidativas.