The Last of Us Part I chega na próxima semana, em 2 de setembro, e a Naughty Dog aproveitou o momento para compartilhar uma visão geral dos recursos de acessibilidade do jogo.

O estúdio tomou os recursos estabelecidos em The Last of Us Part II como linha de base e, em seguida, evoluiu ainda mais essas opções em seu novo Remake.

Confira abaixo as opções de acessibilidade

Predefinições de acessibilidade

Assim como em The Last of Us Part II, muitos dos recursos de acessibilidade foram criados para funcionar em conjunto. Como tal, existem três predefinições de acessibilidade que definem todas as configurações recomendadas para acessibilidade visual, auditiva e motora. Você pode personalizar ainda mais essas predefinições para atender melhor às suas necessidades.

Controles alternativos

Você pode personalizar totalmente suas opções de controle PS5 DualSense, remapeando cada comando para uma entrada de controle diferente – incluindo toques no touchpad e vibração do controle.

Você tem opções individuais para alterar cada botão pressionado em uma alternância e cada pressionamento rápido em uma espera. Há também assistência de câmera e opções de mira com trava.

Ampliação e recursos visuais

Existem opções para ajustar o tamanho, a cor e o contraste do HUD para garantir que o texto, a interface do usuário e os elementos de jogo estejam confortavelmente visíveis para visualização e leitura.

A tela de alto contraste é um modo de renderização especial que oferece mais contraste para os elementos do jogo. Há também uma lupa de tela, permitindo que você amplie qualquer parte da tela usando o touchpad do controlador PS5 DualSense.

Enjoo

O movimento 3D simulado pode ser uma fonte de enjoo para muitos jogadores. Para criar uma experiência visualmente mais confortável, há opções para ajustar a trepidação da câmera, o desfoque de movimento, a distância de acompanhamento da câmera e até o campo de visão. Há também uma opção para um ponto branco persistente no centro da tela, o que pode aliviar a sensação.

Navegação e Travessia

Estão incluídas maneiras para jogadores cegos e com baixa visão navegarem no mundo do jogo. A Assistência de Navegação pode ser usada para guiá-lo pelo caminho dourado da progressão da história ou você pode usar o Modo de Escuta Aprimorado para sair e encontrar inimigos ou pickups.

Para ajudá-lo a se mover pelo mundo do jogo, existem opções para entrada de travessia simplificada, proteção de borda e a capacidade de pular os quebra-cabeças completamente.

Sugestões de conversão de texto em fala e áudio

Qualquer informação que seja representada apenas visualmente não está disponível para um jogador cego. Existem várias opções para transmitir essas informações por meio de som e vibração do controlador.

As dicas de áudio de travessia e de combate funcionam junto com o áudio do jogo para mapear sons facilmente identificáveis ​​para ações comumente usadas (coletar itens, pular por lacunas, etc.). Essas dicas de áudio são catalogadas em um glossário de áudio que você pode consultar a qualquer momento.

Além disso, menus e outros textos na tela podem ser dublados usando a opção Leitor de tela. Para aqueles que têm o idioma definido como inglês e o leitor de tela ativado no nível do console, The Last of Us Part I ativará automaticamente o leitor de tela para você no jogo.

Acessibilidade de combate

Como o combate em The Last of Us Part I deve ser acessível a todos os jogadores, há várias opções que podem alterar significativamente a experiência de jogo. Por exemplo, o recurso Invisibility Toggle permite que você experimente uma jogabilidade furtiva que de outra forma seria inacessível.

Se tiver dificuldade em mirar, você pode se dar mais tempo ativando a câmera lenta enquanto mira. O objetivo é fornecer a você todas as ferramentas necessárias para tornar a experiência de combate agradável e desafiadora.

HUD

Se você for surdo, com deficiência auditiva ou precisar jogar em volume baixo ou sem volume, talvez não consiga acessar as informações de jogo que são representadas apenas por meio de áudio. Para resolver essa discrepância, a Naughty Dog incluiu várias opções para exibir essas informações visualmente.

Os Indicadores de Conscientização permitem que você determine quando está sendo visto furtivamente; eles também podem ser configurados para persistir durante o combate, apontando na direção de inimigos de alta ameaça.

Legendas

As legendas são um recurso de acessibilidade extremamente popular, então o estúdio forneceu uma ampla variedade de opções de personalização para elas. Você pode ajustar o tamanho e a cor, adicionar um fundo escuro para contraste, habilitar nomes de alto-falantes e até mesmo uma seta direcional para alto-falantes fora da tela. Você pode habilitar legendas para todos os diálogos sistêmicos do inimigo durante furtividade e combate.

Dificuldade do jogo

Como uma extensão dos recursos de acessibilidade, The Last of Us Part I também incluem opções de dificuldade expandidas. No lançamento, existem cinco níveis de desafio diferentes: Muito Leve, Leve, Moderado, Difícil, Sobrevivente e Aterrado.

Você pode personalizar aspectos específicos de dificuldade para suas necessidades ou experiência desejada. Você pode ajustar individualmente as configurações de dificuldade relacionadas ao dano recebido, eficácia de inimigos e aliados, furtividade e recursos. Os troféus não são limitados pela dificuldade.

ViaPlaystation Blog.