Sony revela detalhes sobre o novo PlayStation

novo PlayStation 5

Se até agora não tínhamos muitas notícias sobre o novo PlayStation, o cenário parece ter mudado recentemente.

Isso porque a revista Wired conversou com Mark Cerny, líder de arquitetura do sistema do novo console, que deu diversas informações sobre o novo console. Apesar disso, o nome do console não foi confirmado. Quando questionado sobre o assunto Mark respondeu abrindo um sorriso e usando o termo “console da próxima geração” para se referir ao dispositivo.

Com relação a componentes internos, a CPU será baseada na terceira geração da linha Ryzen da AMD, terá oito núcleos e arquitetura Zen 2 de 7 nanômetros. A GPU será uma variação da linha Radeon Navi e terá como grande destaque o suporte a técnica ray tracing, que é capaz de simular o trajeto de raios de luz em ambientes tridimensionais complexos, algo nunca feito antes em consoles.

Essa técnica também deve deixar os jogos com sons ainda mais realistas, podendo simular a experiência de áudio 3D, com barulhos vindo de qualquer posição, contribuindo a imersão de quem costuma jogar usando fones de ouvido

Armazenamento SSD e retrocompatibilidade

A Sony ainda espera cumprir um dos principais pedidos dos desenvolvedores e mudar a forma de armazenamento interno, mudando do HD para o SSD. Na demonstração a qual a Wired teve acesso, o tempo de carregamento no jogo do Homem-Aranha caiu de 15 segundos em um PlayStation 4 Pro para 1 segundo no novo console.

A mudança na tecnologia de armazenamento deve mudar a forma como os personagens se movem nos games. Com o carregamento mais rápido, será possível mover a câmera entre pontos do mapa com mais velocidade, abrindo novas possibilidades de experiência a serem exploradas pelos artistas.

Cerny também confirmou que esse console é parcialmente baseado na arquitetura do PS4, o que significa que jogos da geração anterior serão compatíveis com o novo console. Ele também continuará aceitando mídia física e terá capacidade para rodar jogos em 8K.

playstation 4

Realidade virtual e streaming de jogos

A promessa é que o PlayStation VR terá grande importância para a futura geração, embora o representante da empresa não tenha dado muitos detalhes nesse sentido. Tudo o que ele disse é que o PS VR atual será compatível com o novo sistema.

Realidade virtual ps4

Outra novidade aguardada envolve o streaming de jogos. Embora a Sony tenha o PlayStation Now, serviço que roda jogos na nuvem, Mark não revelou nenhuma novidade sobre a plataforma, se limitando a dizer que a Sony é pioneira na área e a visão da companhia para esse setor ficará mais clara com a proximidade do lançamento.

Contudo, ele confirmou algo já esperado: o sucessor do PlayStation 4 não chegará às lojas em 2019 e, assim como aconteceu com o PS3, vários jogos serão lançados para as duas gerações simultaneamente. Ou seja, por enquanto, a ordem é segurar as expectativas pelo menos até 2020.