O Fundo Global de Justiça Social do Sony Group, criado em 2020 com US$ 100 milhões para apoiar causas sociais e antirracistas pelo mundo, recebeu mais US$ 11 milhões da Sony Interactive Entertainment para incentivar a diversidade racial na indústria de jogos.
Esse investimento deu origem ao programa PlayStation Career Pathways, que tem como objetivo ampliar as oportunidades de carreira e educação para pessoas socialmente vulneráveis no setor de games.
Para isso, a Sony firmou parcerias com diversas organizações locais, nacionais e globais que atuam no fortalecimento de comunidades historicamente marginalizadas. O programa PlayStation Career Pathways vai oferecer aos alunos bolsas de estudo, orientação profissional e acesso à rede de funcionários da Sony Interactive e do PlayStation Studios. Em breve, a PlayStation vai anunciar o primeiro grupo de alunos selecionados e os detalhes do programa.
Entre os parceiros da Sony nessa iniciativa estão United Negro College Fund, University of Southern California Games, Jackie Robinson Foundation, Gameheads e Prince’s Trust. A Sony espera que esse programa possa contribuir para a equidade e o senso de pertencimento na indústria de jogos, beneficiando alunos negros e indígenas de diferentes origens.