O State of Play desta quarta-feira abriu com a primeira gameplay de Saros, novo projeto da Housemarque, estúdio conhecido por Returnal. O jogo será um roguelite de tiro em terceira pessoa, ambientado no misterioso planeta Carcosa, e terá como protagonista Arjun Devraj. O lançamento está confirmado para 20 de março de 2026, exclusivamente no PS5, com suporte ao PS5 Pro.
Jogabilidade e novidades
Saros mantém a essência de ação frenética com corridas, tiros e dashs, mas traz novidades importantes. Entre elas está o Soltari Shield, habilidade ativada ao segurar R1, que cria uma barreira capaz de bloquear projéteis. Quanto mais dano absorvido, mais poderoso será o contra-ataque com sua Power Weapon.
Os jogadores também encontrarão os Holotag Caches, registros que revelam mais sobre os membros perdidos de Carcosa, ao mesmo tempo em que enfrentam inimigos cada vez mais desafiadores — incluindo uma criatura voadora que dispara projéteis em chuva.
Outro destaque é o sistema Second Chance, que funciona como uma segunda vida. Inspirado em mecânicas como o Death Defiance de Hades, ele permite que Arjun retorne ainda mais forte após ser derrotado. O recurso, porém, precisa ser desbloqueado durante a progressão da campanha.
O que esperar de Saros
O trailer exibido no State of Play encerra com a aparição de uma ameaçadora criatura multiarmada, já apresentada no primeiro anúncio do jogo. A Housemarque promete compartilhar mais detalhes sobre a narrativa e NPCs próximos ao lançamento. Saros chega em 20 de março de 2026 ao PS5, trazendo uma nova experiência roguelite que mistura a intensidade de Returnal com novas mecânicas e desafios inéditos. E você, acha que Saros será o próximo grande sucesso da Housemarque no PlayStation?