A PlayStation pode estar se preparando para fazer um movimento mais ousado em suas operações. De acordo com fontes da VGC, a divisão de jogos da Sony estaria fechando estúdios no Japão e transferindo o poder para escritórios nos Estados Unidos.

Esse plano já estaria, inclusive, em ação. Vários produtores e desenvolvedores japoneses anunciaram, recentemente, seus desligamentos da empresa. O caso mais recente é o de Masaaki Yamagiwa, que esteve envolvido em Bloodborne, e que trabalhava para o Japan Studio.

Nesse mesmo processo, a Asobi Team, responsável por Astro Bot, parece não ter sido afetada. O estúdio deve seguir trabalhando de forma independente e deverá receber profissionais que estavam no Japan Studio. Outra parte dos funcionários demitidos deverão se juntar a Keiichiro Toyama, diretor de Silent Hill e Gravity Rush, que abriu uma nova empresa chamada “Bokeh”.

As fontes do VGC afirmaram que essa grande operação comercial teve início ainda em 2016, quando a PlayStation mudou sua sede de Tóquio para a Califórnia. Outro motivo apontado para a decisão da PlayStation de desligar funcionários e fechar estúdios do Japão seria o foco das desenvolvedoras japonesas em jogos que agradam prioritariamente o mercado nipônico, o que estaria provocando problemas financeiros. A Sony, por sua vez, gostaria que os títulos tivessem um apelo global.

Lembrando que o Japan Studio, criado em 1993, foi o primeiro estúdio first-party da Sony e criou franquias icônicas como Ape Scape, LocoRoco e Knack. A companhia ainda serviu como suporte para outras empresas como From Software (Dark Souls) e a Bluepoint (Demon’s Souls), que pode estar sendo adquirida pela Sony.