A Nintendo divulgou os resultados financeiros referentes aos seis meses encerrados em 30 de setembro de 2023, incluindo os números de vendas atualizados para o Nintendo Switch. Embora as vendas de Super Mario Bros. Wonder, lançado em 20 de outubro, ainda não tenham sido reveladas, foi confirmado que Pikmin 4 vendeu 2,61 milhões de cópias.

Em comparação, Pikmin 3 Deluxe foi lançado em dezembro de 2020 no Nintendo Switch e conseguiu vender 2,4 milhões de cópias nos dois anos subsequentes. Pikmin 4 teve um impacto significativo no Reino Unido e no Japão, tornando-se o jogo mais vendido no último país em setembro. Isso é notável, especialmente considerando que o anúncio do seu desenvolvimento ocorreu pela primeira vez em 2015.

Mantendo a tradicional jogabilidade de ação e estratégia dos títulos anteriores, Pikmin 4 introduz novas espécies de Pikmin e Oatchi, que podem ser usados como montaria e guarda-costas. Além disso, o jogo oferece atividades como Expedições Noturnas, nas quais os jogadores enfrentam hordas de inimigos furiosos durante a noite.