De acordo com uma nova patente, parece que a Sony tem planos para alternar a forma de como os jogadores podem usar outros aplicativos no PS5, sem sair do jogo.

Segundo a descrição da nova patente, “A janela pode ser fixada na GUI e o controle do usuário pode mudar automaticamente para outro aplicativo”.

Para fazer streaming de música, atualmente é necessário pausar um jogo, ir para a página inicial e selecionar o ícone de streaming de música. Com as futuras mudanças, os jogadores podem acessar outro aplicativo abrindo um menu sobre o conteúdo atual em vez de sair dele.

“Mediante a entrada do usuário solicitando um menu, o menu é apresentado em uma camada sobre pelo menos uma parte da primeira camada de conteúdo com base na execução de um aplicativo de menu”.

As camadas seriam redimensionadas dinamicamente à medida que alguém navegasse por elas e retrocedessem ao localizar o aplicativo em questão. Isso soa bastante semelhante ao sistema Snap que o Xbox One tinha em seu Dashboard, que permitia executar aplicativos simultaneamente e não ter que sair do jogo.

Viagamingbolt