A indústria de jogos brasileira tem obtido um grande reconhecimento internacional. E, para a edição de 2023 da gamescom – a maior feira de jogos do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos – o Brasil será o país homenageado.

Por meio de uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) e a Associação da Indústria Alemã de Games, em conjunto com a Brazil Games – projeto setorial de exportação da Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) -, o Brasil terá um destaque significativo no pavilhão de exposições da feira em Colônia, Alemanha.

O país participará da cerimônia de abertura, terá um estande com mais de 50 estúdios nacionais e cumprirá uma extensa agenda de compromissos entre 22 e 27 de agosto de 2023.

Durante a gamescom, o Brasil será representado por uma comitiva de mais de 50 estúdios liderados pela Abragames, por meio do Projeto Brazil Games, destacando a importância do país como um pólo de desenvolvimento de jogos. A participação brasileira no evento tem como objetivo aumentar a visibilidade da indústria local e impulsionar a geração de negócios internacionais. No estande, os estúdios nacionais terão a oportunidade de apresentar seus jogos, ampliar o networking e participar de reuniões comerciais, potencializando ainda mais a participação do Brasil em mais um evento internacional.

Segundo a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade. Em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países, mostrando a crescente presença da indústria de jogos do Brasil no mercado internacional. Além disso, em 2022, 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.

A lista completa de empresas que participarão da comitiva nacional na edição de 2023, juntamente com os detalhes da agenda das principais atividades da Abragames na gamescom, estão disponíveis nas páginas do Brazil Games e da Abragames.