Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience é uma nova demonstração tecnológica que mostra o que agora é possível quando você combina o Unreal Engine 5 com o PlayStation 5.

Parte cinematográfica, parte experiência jogável, a demo foi criada por membros da equipe do filme Matrix original, incluindo Lana Wachowski, James McTeigue e John Gaeta em colaboração com equipes da Epic Games e parceiros.

O elemento cinematográfico apresenta réplicas digitais de Keanu Reeves e Carrie Anne-Moss como humanos digitais incrivelmente realistas. Em seguida, a demonstração se transforma em uma experiência interativa de perseguições de carros e ação de tiro em terceira pessoa em ritmo frenético.

Essas sequências são completamente dinâmicas – o mundo responde a você de uma maneira totalmente improvisada. Isso se deve ao Chaos, o sistema de física de alto desempenho do Unreal Engine que pode entregar níveis de destruição com qualidade cinematográfica em tempo real e simular o movimento de tecidos, cabelos, veículos e muito mais.

A equipe usou o Sequencer para fazer o roteiro da perseguição de carro na demonstração. Eles puderam usar o universo simulado para explorar diferentes opções criativas para o conteúdo cinematográfico, com membros da equipe dirigindo carros pela cidade virtual para capturar fotos emocionantes. Esse processo refletiu a maneira como os cineastas vão explorar uma cidade para encontrar as melhores ruas para contar sua história – mas sem as restrições físicas do mundo real.

Matrix Awakens: Uma experiência Unreal Engine 5 foi projetada para tirar o máximo proveito da tecnologia do PS5 – incluindo a unidade SSD super-rápida, CPU, GPU, juntamente com o ray tracing do console.

Para isso, foi construído uma vasta cidade de mundo aberto de 16 quilômetros quadrados, composta por sete mil edifícios feitos de milhares de peças modulares, cada uma delas construída com milhões de triângulos e aprimorada com adereços, sinalização, destroços e muito mais. São 1.248 cruzamentos simulados, 45.073 carros estacionados (dos quais 38.146 são dirigíveis), mais de 260 km de vias e 512 km de calçada.

Este ambiente enorme e dinâmico é incrivelmente rico, complexo e fotorreal. É feito de bilhões de polígonos que são transmitidos pelo Nanite, o sistema de geometria de micropolígono virtualizado do UE5, e processados ​​pela poderosa CPU e GPU do PS5 para fornecer um nível incrivelmente alto de detalhes e fidelidade visual. Um poderoso sistema de geração de áudio procedural simula o ruído de se estar em uma cidade movimentada, aumentando a sensação de presença no ambiente.

O resultado é uma experiência interativa imensamente poderosa, envolvente e fotorrealística. Repleto de personagens críveis e veículos dirigíveis, você pode explorar a cidade a pé, entrar em um veículo ou voar por aí com uma visão panorâmica.

A demonstração representa um novo patamar de qualidade para conteúdo interativo – mais rico e envolvente. Isso porque o ambiente de mundo aberto em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience é uma cidade viva que respira.

Seus personagens e tráfego não são gerados espontaneamente dependendo de para onde o jogador está olhando – eles são atores em uma simulação global que é constantemente avaliada. Em suma, eles existem quer você esteja olhando para eles ou não. Isso significa que as pessoas e os veículos na experiência agem de uma maneira muito mais confiável.

O ambiente também parece “real” de uma forma que as experiências interativas até agora não pareciam, graças às novas tecnologias UE5 que processam tudo dinamicamente em tempo real, em vez de servir visuais que foram pré-computados offline, como tem sido tipicamente o caso até agora.

O Lumen é um exemplo disso – este poderoso sistema de iluminação de iluminação global traz a fidelidade da iluminação indireta, como reflexos de superfícies espelhadas ou molhadas, para mais perto do mundo físico do que nunca. Como o Lumen é renderizado em tempo real, você pode ajustar a iluminação na experiência movendo o sol para qualquer ângulo e vendo o efeito instantaneamente. Há até um modo noturno experimental escondido na experiência para você descobrir.

Para dar a sensação de uma metrópole viva e vibrante, dezenas de milhares de personagens digitais ultra-realistas povoam a cidade, impulsionados por um sofisticado sistema de IA.

Na imagem acima tirada do Unreal Engine 5, você pode ver o personagem herói IO com o Control Rig sendo usado para ajustar a animação do personagem. O que é empolgante para os desenvolvedores de jogos nessa imagem é que ela mostra o ativo sob manipulação no contexto do ambiente ao vivo. Ele ilustra que você pode criar experiências interativas de uma forma muito mais natural e fluida – ajustando coisas como a animação de personagens na cidade enquanto é executada em tempo real e com qualidade final.

The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience mostra o que a próxima geração de experiências interativas oferece: vastos mundos abertos, ação cada vez mais envolvente e níveis de realismo gráfico que podem corresponder ao conteúdo cinematográfico.

ViaPlaystation Blog