Nesta quinta-feira (9), a Intel apresentou oficialmente os detalhes arquitetônicos do Intel Core Ultra série 3, codinome Panther Lake, seu novo processador cliente de próxima geração — e o primeiro fabricado com o Intel 18A, o processo de semicondutores mais avançado já desenvolvido nos Estados Unidos. O chip chega ao mercado ainda este ano, com disponibilidade ampla a partir de janeiro de 2026.

Durante o evento, a empresa também revelou o Intel Xeon 6+ (Clearwater Forest), primeiro processador de servidor baseado na mesma tecnologia Intel 18A, previsto para lançamento no primeiro semestre de 2026. Ambos os produtos estão sendo produzidos na Fab 52, fábrica de última geração da Intel localizada em Chandler, Arizona, parte do esforço da empresa em fortalecer a liderança americana na fabricação de semicondutores.

“Estamos entrando em uma nova era da computação, impulsionada por grandes avanços na tecnologia de semicondutores”, afirmou Lip-Bu Tan, CEO da Intel. “Nossas plataformas de computação e processos de fabricação de ponta serão catalisadores de inovação para as próximas décadas.”

Panther Lake: desempenho e eficiência de nova geração

Projetado para impulsionar PCs com IA, notebooks gamers e dispositivos de alto desempenho, o Intel Core Ultra série 3 (Panther Lake) combina arquitetura multichiplet escalável com eficiência energética e poder de processamento superiores.

Entre os destaques técnicos:

  • Até 16 novos núcleos híbridos (P-cores e E-cores), oferecendo 50% mais desempenho de CPU que a geração anterior;

  • Nova GPU Intel Arc com até 12 núcleos Xe, entregando 50% mais desempenho gráfico;

  • Desempenho de IA de nível superior, com aceleração XPU balanceada e até 180 TOPS de plataforma;

  • Eficiência energética comparável ao Lunar Lake e desempenho na classe do Arrow Lake.

Além do uso em PCs, a Intel anunciou que o Panther Lake será aplicado também em robótica e dispositivos de ponta, com um novo pacote de software e placa de referência Intel Robotics, voltados para controle e percepção baseados em IA.

Clearwater Forest: eficiência extrema para data centers

Voltado a data centers de hiperescala, provedores de nuvem e telecomunicações, o Intel Xeon 6+ (Clearwater Forest) promete elevar os padrões de eficiência e densidade computacional.

Principais características:

  • Até 288 E-cores de última geração;

  • 17% mais instruções por ciclo (IPC) em relação à geração anterior;

  • Ganhos expressivos em densidade, rendimento e eficiência energética.

A arquitetura do Clearwater Forest permitirá que empresas reduzam custos de energia e escalem operações de forma mais inteligente, com maior desempenho por watt e integração simplificada com workloads baseadas em IA e cloud.

Intel 18A: a nova fronteira dos semicondutores

O Intel 18A marca um avanço histórico — é o primeiro nó de 2 nanômetros desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos, oferecendo:

  • 15% mais desempenho por watt;

  • 30% maior densidade de chip em relação ao Intel 35;

  • Novas tecnologias de transistor e empacotamento, como RibbonFET e PowerVia, que aprimoram o fluxo de energia e a eficiência de comutação;

  • Integração com Foveros 3D, sistema avançado de empilhamento de chips que permite designs de SoC altamente flexíveis e potentes.

O Intel 18A será a base para ao menos três futuras gerações de produtos cliente e servidor da empresa.