Como é de costume em mais um final de ano, Call of Duty receberá um novo título para sua franquia. COD: Vanguard levará os jogadores, mais uma vez, para os tempos da Segunda Grande Guerra.

Porém diferentemente dos últimos dois anos, a franquia da Activision enfrentará um novo lançamento da franquia Battlefield, da EA, que aposta em uma guerra moderna num futuro próximo com eventos climáticos dando mais dinamismo à ação.

Esse embate entre as franquias já vem de muito tempo. Call of Duty e Battlefield são os maiores nomes quando falamos de jogos FPS multiplataforma, protagonizando uma competição que se estendeu ao longo de mais de uma década.

As franquias vivem atualmente um momento bem diferente. Enquanto Call of Duty está vivendo tempos de ouro após o sucesso do famigerado Warzone, a franquia Battlefield não vive o melhor de seus dias e o último lançamento da série ocorreu em 2018, com Battlefield V.

Para o final desse ano temos de um lado o lançamento de Vanguard, ambientado no passado, com multijogador frenético de ação constante e integração com Warzone, buscando manter a popularidade do battle royale. Do outro lado, tentando resgatar seus tempos de glória de Battlefield 3 e Battlefield 4, temos o lançamento de Battlefield 2042, o primeiro jogo de guerra moderna da franquia após Battlefield 4, de 2013.

Seja no passado ou no futuro, as gigantes franquias chegam para disputar, mais uma vez, a atenção dos jogadores nesse final de 2021. As particularidades de cada jogo podem ser a diferença na hora da escolha dos jogadores: o modo Zombies, por exemplo, estará de volta em Call of Duty Vanguard, garantindo um público considerável da franquia que curte a experiência diferenciada.

Por outro lado, Battlefield 2042 traz o novo modo Battlefield Portal, uma mistura de elementos de jogos antigos da franquia combinados numa batalha que ultrapassa a barreira do tempo. Para os fãs de FPS, esse pode ser um bom final de ano. Passado ou modernidade? Call of Duty ou Battlefield? Ambos? Seja qual for a pedida, haverá muitas horas de gameplay para aproveitar os novos títulos de 2021.