Entrevista F1 2022: Modo VR e por que a F1 é ‘o garoto descolado da vez’

Os jogos esportivos geralmente são acusados ​​de serem os mesmos jogo todos os anos com uma nova camada de tinta. Isso nem sempre é uma crítica justa, mas mesmo assim, o título de F1 deste ano está mais preparado para lidar com isso do que a maioria. Além de alguns ajustes de qualidade de vida e tentativas de tornar o jogo mais acessível para os novatos e mais desafiador para os veteranos, há uma grande novidade este ano, pelo menos no PC: o novo recurso VR.

“Os simuladores de corrida são o veículo perfeito para isso”, diz o diretor criativo sênior da F1 22, Lee Mather. ‘Porque você está realmente sentado, você está parado. Portanto, parece natural estar em VR, invés de, digamos, um jogo de tiro em primeira pessoa, onde você está se movendo fisicamente por um ambiente com as pernas. Nos últimos anos , também trabalhamos no áudio, então sabíamos que assim que você colocasse um fone de ouvido, obteria aquele áudio binaural, para dar a sensação de estar no carro também. Jogando em primeira pessoa, quando você está em uma visão do cockpit, é uma experiência totalmente diferente. É muito mais intenso e parece mais agitado. Realmente muda a experiência.’

É claro que ficar parado também apresenta um problema em potencial. Nos jogos de tiro em primeira pessoa, você pode girar 360 graus, assim como seu avatar. Na F1, pode parecer realista ter os jogadores sentados, olhando para a frente, mas um jogador pode decidir olhar para a esquerda ou para a direita, olhar para trás ou até ficar de pé – todas as coisas que os pilotos da F1 não podem fazer. Mather explica que os jogadores de F1 poderão fazer todas essas coisas, mesmo à custa do realismo.

“É estranho colocar bloqueios no que os jogadores realmente podem fazer. Então, mesmo que eles não sejam capazes de fazê-lo na vida real, você pode fazer algo como dirigir e enfiar a cabeça no teto do carro. É mais chocante para um jogador ter o movimento que ele sente natural de repente restringido por barreiras, porque isso não é algo que está fisicamente no lugar. Você pode colocar sua cabeça em pedaços de coisas que você não deveria conseguir em um carro, mas, novamente, isso é uma convenção esperada de uma experiência de RV.’

Essa não é a única novidade deste ano – o recém-construído circuito de Miami também aparece, embora a equipe de desenvolvimento tenha que completar a difícil tarefa de construir a pista no jogo antes que ela fosse realmente construída na vida real. ‘No passado, fizemos coisas malucas’, diz ele. “Para o Texas, tivemos pessoas tirando fotos de montes de terra, porque eles estavam construindo todas as alturas e ondulações, e não conseguimos porque eles estavam construindo. Tivemos trilhas onde construímos prédios e coisas que faziam parte do plano original, mas não foram construídas na vida real. Miami, tivemos o ponto de partida inicial sendo que seria ao redor do estádio Miami Dolphin. Então é tipo, ‘vamos dar uma olhada na região. Quais são as estradas? Onde achamos que vai ser? Onde faz sentido que esteja?’.’ Após seus melhores esforços, a equipe teve que fazer alguns ajustes nas posições dos assentos e outros fatores menores, mas como o circuito de Miami acontece em ruas reais como em Mônaco, o trabalho foi muito mais simples do que no passado.