Acontece atualmente uma batalha judicial entre a Epic Games e a Apple, envolvendo conflito entre as empresas no que diz respeito à porcentagem de lucro de Fortnite nas plataformas mobile da Apple.

Com essa questão na justiça, documentos envolvendo negociações da Epic Games vazaram na internet e a Sony acabou aparecendo, de uma forma não tão positiva, em alguns desses documentos. Os dados são reportados pelo site The Verge.

Segundo os documentos, a Sony teria negado o crossplay de Fortnite em 2018 com o receio de perder dinheiro com a decisão. A Epic Games, no entanto, tinha convicção de que, mais cedo ou mais tarde, o crossplay seria liberado, então continuou insistindo na ideia.

A Epic fez diversas ofertas à Sony para convencer a empresa de que a liberação seria benéfica para todos, incluindo a ideia de personagens exclusivos de Fortnite para assinantes da PlayStation Plus.

A resposta da Sony continuou negativa: “Como você sabe, muitas empresas estão explorando essa ideia e nenhuma conseguiu explicar ainda como o crossplay melhoraria os negócios da PlayStation“. As palavras são de Gio Corsi, diretor de relações com desenvolvedores da Sony na época.

A história só mudou no ano seguinte, em 2019, com a Sony oferecendo um modelo de crossplay um pouco diferente: a empresa enfim permitiria o crossplay, porém as editoras de jogos teriam que pagar à Sony sempre que jogadores de PlayStation contribuíssem mais do que uma determinada porcentagem na receita do jogo em questão.

Não há informações sobre o estado atual da relação da Sony com as editorias, portanto não se sabe se esse modelo ainda está em execução ou se foi alterado de 2019 para cá.

FonteThe Verge