Diretor-da-MIBR-exalta-importância-da-organização-no-Brasil-em-entrevista-à-Betway

A MIBR é uma das equipes mais tradicionais de eSports do Brasil, principalmente no universo do CS:GO. Apesar do momento ruim nas competições, o time é um dos pioneiros em boas campanhas no cenário internacional. Durante uma entrevista exclusiva para o site da Betway, Yuri “Fly” Uchiyama, atual diretor da organização, comentou sobre a importância da MIBR no eSports. Ele também falou sobre o papel das equipes na criação de conteúdos digitais para se aproximar dos torcedores.

Desde que foi criada em 2003, a MIBR conseguiu mostrar todo o potencial brasileiro nas competições de eSports. Com equipes apenas no jogo Counter-Strike, que na época ainda estava na versão 1.6, a organização acumulou vários títulos importantes. Em 2007 e 2008, por exemplo, a MIBR foi campeã mundial e considerada uma das melhores equipes de todos os tempos. Jogadores como Thiago “btt” Monteiro, Raphael “cogu” Camargo e Lincoln “fnx” Lau foram revelados pela equipe neste período.

Entretanto, em 2012, a organização acabou fechando por falta de patrocínio e jogadores. Um hiato que iria durar apenas seis anos, pois o ex-jogador de eSports Yuri “Fly” Uchiyama decidiu voltar com a marca em 2018. Em entrevista exclusiva para Betway, site de bets eSports, o atual diretor disse que tomou a decisão em respeito a importância da MIBR para o universo dos games. Ele lembrou que a organização foi a primeira a conquistar um título mundial pelo Brasil, uma tradição e consistência que faz com que a equipe esteja no coração de muitos fãs.

Além disso, Yuri Uchiyama também defendeu o trabalho que tem feito nos últimos três anos, apesar da falta de títulos e das várias trocas de jogadores. Ele afirmou na conversa que trouxe grandes estrelas e talentos para a organização, e isso manteve a tradição da MIBR ser, no CS:GO, uma espécie de seleção brasileira. Atualmente, segundo o ranking semanal do site HLTV, a equipe ocupa apenas a 49ª posição e ainda está lutando para voltar ao nível que teve entre 2006 e 2008.

Diretor comenta sobre presença nas redes

A entrevista de Uchiyama para o time do Betway Insider, site de dicas e prognósticos de apostas, também foi focada na presença da MIBR nas redes sociais. O ex-jogador profissional comentou sobre a importância de se aproximar dos fãs, principalmente com a criação de conteúdo por meio digital. Ele comentou que muitas equipes estão fazendo isso para criar uma melhor conexão com os torcedores, e isso é algo importante, pois essa proximidade online é o que costuma dar resultados de audiência.

Entretanto, durante a conversa, ele também afirmou a importância de eventos presenciais. Yuri citou a criação de produtos de divulgação, como camisetas, uniformes, bonés e outros itens, para fazer com que os torcedores usem a camisa da MIBR no mundo real. A ideia é buscar algo que os clubes de futebol brasileiros conseguiram por aqui, mas essa é uma tarefa de longo prazo e os resultados nos torneios são importantes para alcançar esse objetivo.

Atualmente, a presença da MIBR nas redes sociais pode ser considerada robusta. A equipe passou recentemente dos 500 mil seguidores no Instagram, além de possuir mais de 200 mil inscritos no YouTube. Enquanto isso, na plataforma de maior relevância, a Twitch, o time passou dos 300 mil seguidores e busca colecionar números melhores com resultados mais positivos no futuro.

Audiência dos games no Brasil

O que não falta para a MIBR é público, pois o brasileiro é um dos maiores fãs de eSports no mundo. Segundo relatório divulgado no ano passado, o país continua como o terceiro maior em audiência, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. São mais de 20 milhões de pessoas acompanhando torneios oficiais de jogos eletrônicos. Além disso, alguns dados mostram que o crescimento anual é de quase 20%. Isso significa que o mercado por aqui ainda pode atingir números maiores.

Essa é uma boa notícia para a MIBR, principalmente agora que está explorando equipes femininas e também outros jogos. O objetivo da organização controlada por Yuri Uchiyama é conseguir bons resultados nos torneios e também manter a tradição que o nome da equipe carrega. São dois objetivos que podem ser alcançados, e que muitos torcedores do Brasil vão estar felizes em acompanhar todo o trajeto. Afinal, a MIBR nunca foi abandonada pelos fãs de CS:GO.