Noticias

Digital Foundry: Assassin’s Creed Valhalla roda melhor no PS5

Enfim os consoles de nova geração chegaram no mercado e, como de costume, as comparações entre os sistemas começam a aparecer na internet.

A Digital Foundry, conhecida por suas análises técnicas e comparativas de jogos, pegou as versões de PS5 e Xbox Series X de Assassin’s Creed Valhalla e colocou lado a lado; qual console se sai melhor rodando o novo game? Nessa comparação, o PS5 levou a melhor.

Veja o vídeo na integra, postado no canal oficial da Digital Foundry, e abaixo um resumo do que foi apresentado:

Para começar, o jogo roda com a mesma resolução (4K dinâmico) nos dois consoles, e no PlayStation 5 Valhalla tem tempos melhores de loadings, porém nada que seja muito significativo (diferença de menos de 5 segundos nas comparações mostradas). Os gráficos também são muito semelhantes, com os efeitos e texturas apresentando boa qualidade em ambos os consoles.

A maior diferença entre os consoles se mostra em dois problemas específicos: a versão de Series X apresenta problemas com screen tearing, que são os efeitos de “tela rasgada” em diversos momentos, enquanto o PS5 sofre consideravelmente menos com o mesmo problema.

Exemplo de efeito de Screen Tearing na versão de PS5 de AC Valhalla. (Foto: Digital Foundry/Youtube)

Esses screen tearings muitas vezes são imperceptíveis a olho nu e podem passar despercebidos pelos jogadores, mas o intuito da análise técnica é justamente apontar esses fatores com maior detalhe.

A versão de PS5 também é superior em performance, conseguindo manter uma média maior de quadro por segundos em diversos momentos. Como exemplo, o vídeo mostra um momento de troca de cenário interno para cenário externo no jogo; enquanto o Series X sofre perdas, a versão PS5 segura bem os 60 quadros por segundo.

Momento de diferença constante na taxa de quadros entre os consoles. (Foto: Digital Foundry/Youtube)

Nesse vale ressaltar: ambos os consoles sofrem com perda de FPS porém, assim como nos casos de screen tearings, a vantagem de performance do PS5 se dá pelo fato do console sofrer menos com o problema.

Lembrando que essas diferenças entre os jogos podem ser justificadas por má otimização da Ubisoft com a versão de Xbox do jogo, e que podem ser futuramente consertadas por meio de atualizações (ou não).

Assassin’s Creed Valhalla já está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Google Stadia e PC.

Victor Santos

Jogador casualmente hardcore. Apaixonado por games e pelas novidades que envolvem a indústria dos jogos.

Este site usa cookies.

Saiba mais