A Sony tem um histórico de experimentar novas franquias e propriedades a cada nova geração de consoles, e isso aconteceu muito durante a geração do PS4. Embora tenhamos visto sequências em franquias plenamente estabelecidas, como God of War, Uncharted 4 e The Last of Us Part 2, a Sony também apostou em várias novas propriedades, como Horizon Zero Dawn, Days Gone e Ghost of Tsushima.

Mas se há uma coisa em que todos na indústria concordam, é que novos lançamentos de IPs são sempre apostas arriscadas. Em entrevista à GQ, o CEO da PlayStation, Jim Ryan, falou sobre isso, observando que, embora a Sony tenha planos de continuar sua abordagem atual de títulos first party, introduzir novas propriedades é sempre um movimento muito arriscado, devido ao alto investimento que exigem da editora.

“Estamos fazendo grandes jogos agora e certamente planejamos continuar fazendo grandes jogos”, disse Ryan. “A coisa com esses jogos de sucesso é que eles precisam de um lançamento de bilheteria. Eles custam mais de US$ 100 milhões hoje em dia e para poder fazer isso e trazer uma nova IP ao mercado – que é uma coisa muito arriscada e que fizemos quatro vezes na geração PS4 – você tem que fazer uma aposta cara.”

O histórico de novas propriedades da Sony na última geração fala por si só, com Horizon Zero Dawn e Ghost of Tsushima sendo muito bem-sucedidos em termos de críticas e vendas. Embora não seja preciso dizer que a Sony vai continuar investindo em propriedades estabelecidas, será interessante ver as novas ideias que seus estúdios criarão nos próximos anos.

ViaGaming Bolt