O lançamento do PlayStation 5 se mostrou um grande sucesso em termos mundiais: com o console vendendo mais do que o esperado, os estoques acabaram pouco tempo depois de serem disponibilizados.

No entanto, um grupo de cambistas do Reino Unido viu nessa dificuldade uma oportunidade ganhar dinheiro: compraram 3.500 consoles para revender na internet à preços bem mais altos que os preços de loja.

O grupo foi alvo de críticas e justificou suas ações recentemente, alegando que a revenda por preços exorbitantes (as vezes até por mais do dobro do valor original) serve para “colocar comida na mesa” e que não se arrependem das práticas.

Veja um trecho da explicação do grupo, informada através de sua página oficial no Facebook:

Muitos de nossa comunidade foram dispensados, despedidos ou sofreram alguma forma de desvantagem devido à pandemia. [Graças às práticas cambistas] essas pessoas conseguiram pagar suas contas, colocar comida na mesa e comprar presentes de natal para seus filhos. Pode ser lamentável que uma criança não acorde com um PS5 neste natal, mas enquanto isso outra criança pode ter acordado sem nada. Não temos arrependimentos.⁠”

É claro que este não foi o único grupo a tirar proveito da situação, visto que em sites como Ebay encontram-se diversos anúncios de consoles PS5 sendo vendidos à preços bem mais altos que o valor oficial. Em reais, por exemplo, é possível encontrar consoles com preços na casa dos R$10.000,00.

A Sony está ciente dos problemas e prometeu mais estoque até o final deste ano.