Após seu décimo fim de semana, Avatar: o caminho da água arrecadou cerca de USD$2.243,2 milhões nas bilheterias globais, ultrapassando TITANIC (USD$2.242,8 milhões em todo o mundo até o momento) e tornando-se a terceira maior bilheteria de todos os tempos no mundo.

Na América Latina, o filme de James Cameron é o sétimo filme de maior bilheteria da história (com USD$181 milhões arrecadados). Mais de 43 milhões de espectadores da região já assistiram ao filme, que ocupa a primeira posição em arrecadação de bilheteria da história da Colômbia e Porto Rico, e está entre as cinco maiores bilheterias no Brasil, Chile, América Central, Peru e Bolívia.

Avatar: o caminho da água também é o filme de maior bilheteria de todos os tempos na França, Alemanha, Áustria, Bulgária, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Líbano, Lituânia, Noruega, Portugal, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Turquia, Emirados Árabes, Camboja, Mongólia e Nova Zelândia.

Dirigida por James Cameron e produzido por Cameron e Jon Landau, a produção da Lightstorm Entertainment é estrelada por Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang e Kate Winslet. O roteiro é de James Cameron, Rick Jaffa e Amanda Silver e a história é de James Cameron, Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno. David Valdes e Richard Beneham são os produtores executivos do longa-metragem.