Na semana passada, mais especificamente no dia 4 de março, o Playstation 2 completou 20 anos de lançamento. O PS2, que posteriormente se tornou o console mais vendido de todos os tempos, marcou a vida de diversas pessoas mundo a fora, e aqui no nosso Brasil, isso não seria diferente. Independente de travado (original) ou destravado (pirata), é difícil ver alguém que não teve ou não jogou no Playstation 2 em algum momento da vida.

E se o console em si já é marcante, não faltam jogos que marcaram a vida dos players. Pensando nisso, o Gamerpoint contou com a participação da galera dos grupos Nação PS4 Brasil,Clube do Videogame e PS4 Brasil (todos do Facebook) para montar o Top 10 de hoje. Pedimos para que os membros escolhessem o jogo melhor jogo de PS2 na opinião deles, e o resultado dos mais votados foi esse:

10- Tekken 5

O 6° jogo da franquia Tekken foi lançado em 2005, e trouxe inúmeras melhorias se comparado com seus antecessores. O combate mais rápido e fluido, os gráficos melhorados e volta de personagens antigos da franquia agradaram (e muito) os jogadores.

Novos personagens foram adicionados, e as arenas de combate infinito também voltaram no novo game.

9- Need For Speed Underground/Most Wanted

Aqui, aparecem três jogos da franquia Need for Speed. Underground 1 (2003) e 2 (2004) e Most Wanted (2005), certamente fizeram parte da biblioteca de jogos dos jogadores de PS2.

Em NFS: Underground, esqueça os carros luxuosos. Aqui, o foco está em carros ligados à tunagem. As corridas eram noturnas e em circuitos abertos. Também foi o 1° jogo da franquia a contar com um modo história. Sua trilha sonora foi extremamente marcante, e até hoje recebe muitos elogios.

Underground 2 traz alguns novos recursos se comparado ao seu antecessor. Uma nova cidade para explorar livremente, um modo de exploração (Free Roam), além de um número maior de carros, opções de tuning, novos modos de jogo e alterações climáticas. O modo história segue, com uma continuação dos acontecimentos do jogo anterior.

Já em Most Wanted, o objetivo maior do jogador é fugir da polícia, para subir na “Lista Negra dos procurados”. O game conta com inúmeras opções de tunning e músicas. Os gráficos também foram melhorados, e o jogador tinha várias opções de carros a sua disposição, desde os mais simples, até os esportivos de luxo que eram o ápice da época. A crítica principal ao jogo era as corridas ocorrem apenas no período diurno. O game recebeu um Reboot em 2012, que não obteve êxito.

8- Midnight Club 3: Dub Edition

Lançado em 2005 (mesmo ano que Most Wanted), Midnight Club 3 foi a aposta da Rockstar Games para competir com a franquia da EA.

Seu estilo arcade, com corridas frenéticas de subir a adrenalina, foi marcante para muitos jogadores. O game contava com um alto número de veículos, opções de personalização e uma vasta trilha sonora. A história do game se passa em San Diego, Atlanta e Detroit.

No ano seguinte (2006), recebeu uma versão “Remix”, com várias melhorias e adições.

7- Dragon Ball Z: Budokai Tencaichi 3

Lançado em 2007, o game possui mais de 150 personagens (30 novos) e 30 estágios (cujos cenários variam entre noite e dia), assim como movimentos mais simplificados em relação ao seu antecessor.

O game conta com 10 modos de jogo, sendo o modo história dividido em sagas, com todas as batalhas referentes ao enredo da série.

6- Def Jam: Fight for NY

Quem não gostava de descer a porrada em alguns dos melhores rappers dos Estados Unidos? A franquia Def Jam, fruto de uma parceria entre a gravadora de mesmo nome e a Eletronic Arts, trouxe alguns dos maiores nomes da cena do rap/hip-hop americano para lutar no mundo dos games.

Def Jam: Fight for NY foi lançado em 2004, e traz um modo história onde o seu objetivo é ganhar fama, dinheiro e se tornar uma lenda das ruas. No caminho, você enfrentará inúmeros membros de uma gangue rival a sua. Existem várias opções de customização, e 5 estilos de luta.

5- Shadow of The Colossus

Lançado em 2005, o game te coloca na pele de um garoto, que deve viajar por uma terra proibida e derrotar 16 criaturas, conhecidas como “Colossi”, para restaurar a vida de uma menina chamada Mono. Cada colossus tem suas fraquezas, que devem ser exploradas se você quiser derrota-lo.

Sua paisagem era extremante minimalista. E não existem NPC’s para interagir nem nada do tipo. Mas nada que deixe a jornada menos divertida e envolvente.

O game recebeu duas remasterizações: para PS3 (2011) e PS4 (2018)

4- God of War/God of War 2

A franquia God of War por si só já é extremamente marcante para os jogadores de Playstation. E na era PS2, a franquia que acompanha a vingança de Kratos contra o Olimpo recebeu 2 jogos.

Lançado em 2005, God of War traz Kratos, um guerreiro espartano, na missão de matar o deus da guerra, Ares. Para tanto, é necessário que Kratos encontre a poderosa Caixa de Pandora, único objeto capaz de deter Ares de uma vez por todas. No decorrer da história, o jogador ainda descobre vários detalhes sobre a origem de Kratos.

Os gráficos, a jogabilidade (combos espetaculares, por exemplo), a história e a trilha sonora do game foram muito elogiados.

God of War II, lançado em 2007, traz a continuação da saga de Kratos em busca de vingança. Dessa vez, seu alvo é Zeus, o rei dos deuses do Olimpo. Após os acontecimentos do game anterior, Kratos se torna o deus da guerra. Mas Zeus acaba por trair Kratos, tirando dele a divindade e o matando em seguida. Contudo, Kratos é salvo por Gaia, uma titânide que o instrui a encontrar as Irmãs do Destino, que possuem o poder que pode fazer Kratos voltar no tempo, impedindo a traição de Zeus e sua morte. A história ainda continuaria em God of War III, lançado para PS3 e posteriormente PS4.

A jogabilidade é semelhante ao de seu antecessor, mas os quebra-cabeças foram aprimorados e o número de chefes foi 4 vezes maior. Além disso, os gráficos também foram melhorados.

3- Black

Lançado em 2006 pela EA, Black é tido por muitos como um dos melhores jogos do PS2. O game conta com cenas frenéticas de ação, auxiliada pela excelente qualidade dos efeitos destrutivos e de som.

O game conta com 8 missões, sendo a primeira delas um breve tutorial, enquanto as outras 7 longas missões fazem parte da história, que acompanha o sargento Jack Kellar em sua missão de matar o líder de uma organização terrorista.

2- GTA: San Andreas

“Ah Shit, Were we go again”. Você certamente se recorda de CJ dizendo isso no começo de GTA: San Andreas. O game, lançado em 2004, te coloca na pele de Carl Johnson (também conhecido como CJ), um membro da gangue Grove Street que passou anos em LIberty City, mas que volta para Los Santos após saber da morte de sua mãe. Em casa, ele reencontra sua família e sua antiga gangue, que está completamente abandonada.

No decorrer da história, ele descobre o que está por trás da morte de sua mãe, enquanto restabelece a Grove Street e explora oportunidades no mundo dos negócios. Vale lembrar que, o enredo foi baseado em vários acontecimentos do mundo real, ocorridos no início da década de 90 (mesma época em que se passa o game) em Los Angeles. O jogo conta com inúmeros veículos, trilha sonora vasta, e mundo aberto com áreas urbanas e rurais.

E se a versão original não é o bastante, o que não faltam são versões modificadas, substituindo os personagens do game por Homem-Aranha, Batman, Goku, Sonic, entre outros.

Tudo isso tornou GTA: San Andreas, o jogo de PS2 mais vendido da história.

1- Resident Evil 4

Lançado em 2005, RE4 influenciou diretamente a evolução dos jogos de survival horror, assim como os de tiro em 3ª pessoa (foi inclusive o 1° game a popularizar a perspectiva de “visão sobre o ombro”.

Aqui, a história segue o agente especial americano Leon Kennedy, que é enviado para salvar Ashley Graham (“Leon HEEEEEELLLLLLP”), filha do presidente americano, que é raptada por uma seita macabra. Leon viaja para a Espanha, onde luta contra moradores raivosos (vide a famosa cena do “FORASTERO”) e hordas de monstros mutantes enquanto busca cumprir sua missão.

A jogabilidade, assim como os gráficos, tornam o game uma experiência necessária para os fãs de Survival Horror e também para os jogadores do Playstation 2. Lembrando que o game ganhou uma versão remasterizada para PS3 (2011) e PS4 (2016).

+ Menções honrosas:

Bully

Lançado em 2006 pela Rockstar, coloca o jogador na pele de Jimmy Hopkins, um jovem matriculado na Bullworth (cidade fictícia) Academy, de forma involuntária. Lá, Jimmy busca subir na hierarquia escolar e ganhar moral com os grupos da cidade. Para isso, ele enfrenta alguns dos valentões da escola e completa inúmeras missões/objetivos.

O mundo aberto do game, assim como sua narrativa, personagens e trilha sonora foram muito elogiados.

Metal Gear Solid

No Playstation 2, a franquia Metal Gear Solid recebeu 2 games: Sons of Liberty (2002) e Snake Eater (2004).

Em Sons of Liberty, o protagonista é Raiden, um agente novato. E sobre ele cai a responsabilidade de salvar a vida do presidente americano e de outras 30 pessoas, que são mantidos reféns em uma instalação de limpeza marítima por terroristas conhecidos como “Sons of Liberty (“Filhos da Liberdade”, em tradução livre), que também ameaçam destruir a instalação, criando uma enorme catástrofe ambiental.

A jogabilidade do game, do gênero Stealth, foi muito elogiada.

Já em Snake Eater, o protagonista é Naked Snake, ex-soldado da CIA e Forças Especiais. As missões focam em resgatar um fabricador de armas e sabotar uma superarma experimental.

Sua jogabilidade é semelhante ao de seus antecessores, mas o ambiente é o diferencial, visto que o game é ambientado em uma floresta soviética dos anos 60.

Bomba Patch

Esse não poderia deixar de estar aqui. É quase impossível que alguém não conheça essa versão modificada de Pro Evolution Soccer/Winning Eleven. A própria música do game fala por si:

“100% atualizado/ É ruim de aturar/ Bomba patch virou moda/ Todo mundo quer jogar”

Não à toa o game já recebeu mais de 85 versões “oficiais” (acreditem, existe essa contagem!).

*Lembrando que esse top 10 não expressa necessariamente a nossa opinião sobre quais são os 10 melhores jogos de PS2.

E aí, gostaram da lista? Concordam com ela ou mudariam algo? Diz pra gente aí nos comentários.