Especiais

Playstation 2: Superioridade tecnológica não é sinônimo de sucesso como produto

Nos últimos três meses de 2022 o Playstation 5, último console lançado pela Sony, alcançou a marca total de 32.1 milhões de unidades vendidas em todo mundo, com 7.1 milhões de unidades vendidas apenas durante esse período.

Além disso, ainda em 2023 com a recente marca de vendas de seu console atingido pela Sony, a empresa esteve à frente de um de seus principais concorrentes, o Xbox Series, por quase 12 milhões de unidades. Ainda assim, mesmo estando muito à frente em questão de tecnologia, o Playstation 5 ainda perde em vendas para o seu irmão mais velho, o Playstation 2 – ainda consagrado como o console mais vendido de todos os tempos.

Tendo sido lançado no ano 2000, o Playstation 2 ainda é o console mais vendido de todos os tempos, com 155 milhões de unidades comercializadas. Além disso, para Marcell Almeida, especialista em produtos digitais e CEO da PM3, hub de educação em produtos digitais, o Playstation 2 provavelmente vai continuar sendo o mais vendido de todos os tempos, muito devido à sua estratégia de diferenciação.

“Na época de seu lançamento do não existia a concorrência da Microsoft no mercado de games e a Nintendo não tava vendendo tantos consoles como vendia os seus portáteis. É impressionante como parece que temos uma tendência de pensar primeiro na Nintendo – principalmente com o sucesso do Super Nintendo (SNES) e Nintendo 64 – quando falamos de videogames mais vendidos no mercado.

Mas apesar deles terem feito muito sucesso na época, isso aconteceu num momento que não se comprava tanto consoles. O SNES vendeu 49 milhões de unidades, enquanto o 64 vendeu menos ainda, apenas 33 milhões unidades.”, afirma Marcell.

O executivo ainda afirma que devido ao sucesso estrondoso do Playstation 2 na sua época, somado a todos os investimentos pesados realizados pela Sony em diferenciação de produto, o console seguirá para sempre sendo o mais vendido do mundo. Ainda assim, podemos listar três principais fatores de diferenciação de produto:

1 – Time to Market: Antes do lançamento do Xbox e do Game Cube o PS2 já dominava o mercado com grandes jogos da época – como Silent Hill 2, GTA 3, Final Fantasy X e outros;

2 – Fidelização: A retrocompatibilidade com os jogos do PS1 lançou ao mercado uma estratégia de diferenciação usada até hoje pelas grandes empresas. E essa estratégia permitiu uma migração dos jogadores fiéis do PS1 aos consoles mais novos.

3 – Delighter: Como um adicional à sua função de videogame, o PS2 também atuava como um DVD Player, permitindo uma alavancagem nas vendas logo nos primeiros meses do console.

Por fim, para entender um pouco mais sobre a potência do PS2 nos mercados de games e tecnologia até os dias de hoje – bem como o que levou ele a ser um console invicto como o mais vendido da história -, coloco o especialista de mercado Marcell Almeida à sua disposição. Com cerca de uma década de experiência no mercado de tecnologia, Marcell liderou projetos para empresas como Nubank, Viva Real, Easy Taxi, além da australiana Seek.

Fernando Sampaio

Gamer nutella! só joga no modo easy haha.

Compartilhar
Publicado por

Este site usa cookies.

Saiba mais