Você lembra de 2012? Sim, o ano de lançamento de jogos como Far Cry 3 e Black Ops II, no qual nem The Last of Us nem GTA V haviam sido lançados ainda, muito menos o PS4… Sim, foi em 2012 que Cyberpunk 2077 “deu as caras” pela primeira vez.

De lá pra cá, o jogo se tornou um ícone. Será que um dia esse projeto ambicioso sairia mesmo do papel? Ou era apenas um projeto que foi descartado? Bom, estamos em 2020 e sim, Cyberpunk 2077 enfim foi lançado… e infelizmente precocemente. Nesse artigo, te trago a pergunta: os erros de Cyberpunk são justificáveis? Afinal, de quem é a culpa de um lançamento tão desastroso? Vamos analisar um pouco a situação.

*Este é um artigo de opinião que representa a visão pessoal e PARCIAL do redator do artigo sobre a situação.

A CD Projekt Red, desenvolvedora de The Witcher III: Wild Hunt, que para muitos é o melhor jogo da antiga geração, decidiu tirar o projeto da gaveta depois de anos e na E3 de 2018 revelou ao mundo que Cyberpunk 2077 era real. Mais tarde, foi revelado que o jogo sairia em abril de 2020.

Como sabemos, o jogo foi sendo adiado até finalmente lançar em dezembro desse ano. O lançamento foi, a principio, para quatro plataformas: PlayStation 4, Xbox One, PC e Google Stadia. As versões de nova geração (PS5 e Xbox Series S/X) ficaram para o ano de 2021. O grande problema é que, como diria um certo alguém: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

Não há dúvidas de que Cyberpunk 2077 é um jogo grandioso e com potencial imenso, e problemas em jogos desse porte são completamente normais, porém nesse caso o limite foi ultrapassado.

O que foi relatado pelos usuários de PS4 e Xbox One foi uma experiência tenebrosa; texturas que não carregam, modelos 3D que não carregam, jogo com erros que o faziam fechar sozinho, problemas de áudio, problemas de legendas, resolução baixíssima, e claro: os infinitos bugs. A própria desenvolvedora reconheceu os erros, e disse que deveria ter dado mais atenção às versões de antiga geração do jogo.

Fica nítido que a CD Projekt cometeu um erro grave ao lançar Cyberpunk nesse estado e não há justificativa que amenize isso. Uma equipe pequena jogando no PS4 e Xbox One por uma semana seria suficiente para notar o quão mal polido o jogo está nessas plataformas.

Os jogadores estavam apressados para o lançamento de Cyberpunk? Claro! Afinal a data de lançamento inicial (que é, obviamente, estabelecida pela própria desenvolvedora) foi para o começo desse ano. No entanto, de forma alguma isso transmite a responsabilidade para o consumidor (como vem sendo discutido em fóruns e grupos pela internet).

O hardware do PlayStation 4 e do Xbox One já estão fracos considerando o cenário atual? A resposta também é sim, porém era papel da desenvolvedora decidir se o jogo era grande demais para essas plataformas ou não.

Para se ter noção do tamanho do problema, Sony e Microsoft tiveram que se posicionar e adotar medidas de reembolso especiais só para o caso de Cyberpunk (com a inédita remoção de um jogo lançamento da PS Store).

Isso quer dizer que a CD Projekt Red é uma má desenvolvedora ou que Cyberpunk 2077 é um jogo ruim? Absolutamente não! A posição da empresa em reconhecer os erros e prometer melhorias já é um começo, e o que causou todo o desastre foram problemas técnicos, o que pode ser corrigido com o tempo.

No fundo, o que Cyberpunk 2077 precisava era mais uma dose que já vinha sendo feito há muito tempo: adiamento. A decepção dos fãs com mais um adiamento certamente seria menor do que a decepção de um lançamento ruim ao ponto dos jogadores terem que pedir reembolso.

É de se imaginar a frustração do time de desenvolvimento do game, visto que a decisão de lançar o jogo mesmo não estando totalmente finalizado certamente veio de cargos superiores da empresa, que nesse caso visaram mais o lucro (de lançar o jogo no período de fim de ano onde costuma-se ter um maior número de vendas) do que a satisfação dos compradores.

Agora que a lambança está feita, é o time de desenvolvimento que terá que trabalhar muito e em pouco tempo para consertar o game e “estabilizar” as coisas na desenvolvedora novamente.

Conhecendo o histórico da CD Projekt Red, não é de se duvidar que grandes patchs de correção sejam lançados e que em breve Cyberpunk 2077 torne-se uma boa experiência em todas as plataformas. Porém, não podemos jamais tirar a responsabilidade da desenvolvedora sobre os erros, muito menos cometer o absurdo de jogar tal responsabilidade para os jogadores que “apressaram a empresa”.