Início especiais Lista Comentada dos 10 Jogos Mais vendidos de Playstation 1

Lista Comentada dos 10 Jogos Mais vendidos de Playstation 1

Jogos que marcaram época no Play 1

O sucesso grandioso do Playstation 1 é inquestionável, sendo o primeiro console a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas e, para muitos, ser a plataforma responsável por atrair o público adulto para o mundo dos videogames. Ainda que a Sony não tivesse a genialidade criativa de seus principais concorrentes na época, conseguiu revolucionar a indústria mercadologicamente, facilitando que as empresas terceiras tivessem liberdade para se expressarem artisticamente. Aqui no Brasil seu sucesso foi avassalador, principalmente pelo domínio da pirataria, o que fazia muita diferença na disputa contra os caríssimos cartuchos de Nintendo 64, seu principal concorrente nestas terras.

10º) Metal Gear Solid – 6.03 milhões de unidade vendidas.

Metal Gear Solid é um jogo do gênero ação/stealth, desenvolvido e publicado pela Konami em 03 de setembro de 1998.

Depois de uma longa ausência da franquia desde os jogos de MSX e do NES, a série retornou com tudo no Playstation 1. O título foi um tremendo sucesso de público e crítica, nem mesmo sendo ofuscado pelo lançamento próximo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time no console concorrente. Aqui foi, para muitos, a primeira experiência de um jogo de ação em que o jogador não poderia “sair limpando o caminho” por onde passava, necessitando aprender a estratégia da furtividade. Tudo no game é uma obra-prima, desde a trama, até sua jogabilidade e progresso constante. Um título obrigatório para todo aquele amante dos games.

9º) Driver: You are the Wheelman – 6.27 milhões de unidades vendidas.

Driver é um jogo do gênero ação/corrida, desenvolvido pela Reflection Interactive e publicado pela GT Interactive Studios em 30 de junho de 1999.

Provavelmente Driver tenha sido a principal influência para o revolucionário GTA III que chegaria ao mercado na geração seguinte. Aqui já tínhamos uma incrível liberdade de dirigir em um mundo aberto tridimensional que simula cidades como Los Angeles e Nova Iorque. Hoje muitos lembram dele como o jogo com um dos tutoriais mais difíceis da história dos videogames, sendo que muitos jogadores já desistiram do título neste momento.

8º) Crash Bandicoot – 6.82 milhões de unidades vendidas.

O jogo Crash Bandicoot é um título do gênero plataforma desenvolvido pela Naughty Dog e distribuído pela Sony em 31 de agosto de 1996.

Crash é lembrado hoje em dia como um mascote não-oficial da Sony na época do Playstation 1. Sua estrutura é de uma enorme qualidade dentro de seu gênero, sendo facilmente um dos jogos mais bonitos, graficamente, dentro da biblioteca do sistema. Com uma dificuldade balanceada e uma jogabilidade diferenciada e de fácil aprendizado, o game se mostra altamente viciante e merecedor dos créditos que possui.

7º) Crash Bandicoot 3: Warped – 7.13 milhões de unidades vendidas.

O jogo Crash Bandicoot 3 é um título do gênero plataforma desenvolvido pela Naughty Dog e distribuído pela Sony em 31 de outubro de 1998.

Crash 2 trouxe inovações, mas o 3 realmente superou todas expectativas, sendo considerado por muitos, inclusive por este que aqui escreve, como o melhor e mais fácil título da trilogia clássica. Além dos modos “normais”, vemos diversas novidades, como fases de motocicletas, jet-skis e até mesmo de aviões. Não há como chamar o título de repetitivo, pois a cada fase nos deparamos com elementos inéditos surpreendentes. Sem dúvidas, este jogo fechou com chave de ouro seu ciclo do gênero plataforma no primeiro console da Sony.

6º) Tekken 3 – 7,16 milhões de unidades vendidas.

O jogo Tekken 3 é um título do gênero luta desenvolvido e publicado pela Namco em 29 de abril de 1998.

Tekken 3 é o tipo de jogo que ainda impressiona quando dizemos que é de Playstation 1. A qualidade de movimentação dos personagens, quantidade de conteúdo extra na conversão e a presença de carismáticos personagens, entre eles o capoeirista Eddy Gordo, fizeram do título um marco na história do console. Nunca antes tínhamos visto um jogo de luta em 3 dimensões com tamanha velocidade de resposta aos seus movimentos. A experiência continua válida até os dias de hoje, mesmo que seja para o jogador apenas conhecer os modos extras: Force (estilo beat ‘em up) e o Ball (uma tipo de vôlei).

5º) Crash Bandicoot 2 – 7.58 milhões de unidades vendidas.

Crash 2 é um jogo de plataforma desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony em 31 de outubro de 1997.

Confirmado o sucesso da franquia na plataforma da Sony, este título trouxe algumas inovações: como usar jatos propulsores e uma prancha flutuante, além de uma dificuldade um pouco mais elevada. O marsupial também recebeu novos movimentos, tais como engatinhar, dar rasteiras, pulos maiores e a famosa barrigada. Mais um jogo obrigatório para os fãs do Playstation 1 e de títulos do gênero plataforma.

4º) Final Fantasy VIII – 7.86 milhões de unidades vendidas.

Final Fantasy VIII é um jogo do gênero RPG desenvolvido e publicado pela Square em 11 de fevereiro de 1999.

A Square optou por personagens com proporções realistas nesta sequência que, não coincidentemente, chegou aos Estados Unidos da América no dia 9 de setembro de 1999, mesma data do lançamento americano do Sega Dreamcast. Com seus 4 CDs de conteúdo que demonstravam uma qualidade nunca antes vistas em cenas de um RPG, este título consagrou o Playstation como a plataforma definitiva deste gênero em seu tempo. Enfim, Final Fantasy VIII pode não ter o enorme reconhecimento de seu antecessor mas, ainda assim, é um clássico que merece ser lembrado na história dos videogames.

3º) Gran Turismo 2 – 9.49 milhões de unidades vendidas.

Gran Turismo 2 é um jogo do gênero corrida desenvolvido pela Polyphony Digital e publicado pela Sony em 30 de novembro de 1999.

O conteúdo que já era enorme no primeiro Gran Turismo ficou ainda maior em sua sequência. Com cerca de 600 veículos de montadoras de todo o mundo (números impressionantes até para os dias de hoje), 27 pistas e o inédito modo rali, Gran Turismo 2 conseguiu superar as expectativas, o que fez dele um dos 3 jogos mais vendidos do console.

2º) Final Fantasy VII – 9.72 milhões de unidades vendidas.

O jogo Final Fantasy VII é um título do gênero RPG desenvolvido e publicado pela Square em 31 de janeiro de 1997.

Final Fantasy VII foi um jogo muito importante na história, não somente da Sony, mas também do sucesso que os RPGs japoneses alcançaram no ocidente a partir de então. Com 3 CDs repletos de excelentes músicas de Nobuo Uematsu e com uma trama que abordava temas adultos: como meio-ambiente, morte de protagonista e luta contra corporações, para a alegria do público mais adulto. Tudo isto foi somado a presença de personagens icônicos: como Cloud, Tifa e o vilão Sephiroth, que fizeram desta uma obra obrigatória para todo aquele que valoriza seu gênero.

1º) Gran Turismo – 10.85 milhões de unidades vendidas.

Gran Turismo é um jogo do gênero corrida desenvolvido pela Polyphony Digital e publicado pela Sony em 23 de dezembro de 1997.

O primeiro lugar, como de costume, trata-se de um exclusivo de respeito. Gran Turismo levou a simulação nos games a um status que nenhuma empresa havia arriscado. Com a presença de mais de 140 carros licenciados e do inédito modo “simulation”, em que tínhamos que tirar nossas licenças para participar dos torneios, este game se mostrou com potencial para alavancar as vendas do console. Seu modo arcade possui 11 pistas, número não tão grande para os padrões dos dias de hoje, mas que impressionou em seu tempo.

Caso tenha curiosidade em saber, os 10 próximos colocados são:

11º) Resident Evil 2 – 5.82 milhões;

12º) Tekken 2 – 5.74 mi;

13º) Final Fantasy IX – 5.3 mi;

14º) Tomb Raider 2 – 5.24 mi;

15º) Resident Evil 1 – 5.05 mi;

16º) Tony Hawks Pro Skater – 5.02 mi;

17º) Warzone 2100 – 5.01 mi;

18º) Spyro – 5 mi;

19º) Crash Team Racing – 4.79 mi;

20º) Driver 2 – 4.73 mi.

Obs: A fonte utilizada para os números das vendas foi o site Vgchartz.