Criar um jogo de sucesso não é nada fácil. Menos ainda, criar uma franquia que sustente sua popularidade por décadas. Além de uma história envolvente, gráficos convincentes e boa jogabilidade, é necessário ainda encontrar a proporção dourada entre desafio e recompensa.

Elden Ring e Diablo IV são dois jogos que tensionam o limiar entre desafio empolgante e a frustração desmotivadora. Mesmo assim, não parecem perder sua popularidade. Como isso é possível?

Atravessando Dimensões e Gerações

O primeiro Diablo foi lançado em 1996, para PC. Apesar de ter sido inicialmente concebido como um jogo por turno, a dinâmica foi alterada para movimentos em tempo real. Ou seja, em vez de cada um esperar sua vez, como num jogo de RPG, todos os personagens, controlados por humanos, ou não, podiam se atacar mutuamente e simultaneamente.

Diversos jogos depois dele se inspiraram na sua dinâmica e temática. É possível que parte do seu sucesso venha da mistura de características de jogos de estratégia, com os antigos capa-e-espada, como Golden Axe, mas com uma tomada aérea que permite o jogador se movimentar em qualquer direção.

Jogos, Filmes e George R. R. Martin

Embora a franquia Diablo e Elden Ring rodam em ambientes similares, de fantasia medieval, a jogabilidade de Elden Ring tem pouco a ver com Diablo. Trata-se de um jogo de mundo aberto, onde o jogador tem total liberdade de movimento desde o início. Mesmo os momentos de batalha são 3D, permitindo o jogador se mover em qualquer direção no cenário.

O jogo, lançado em fevereiro de 2022, contou com a colaboração de ninguém menos que George R. R. Martin, o aclamadíssimo autor de Game of Thrones. Embora o escritor tenha contribuído para a construção do personagem, não participou da elaboração história, de acordo com Hidetaka Miyazaki, criador de Dark Souls.

Apaixonados Pelo Desafio

Ambos os jogos são bastante difíceis, à sua própria maneira. No ano de seu lançamento, o Elden Ring conseguiu a façanha de ser o jogo mais zerado e mais abandonado, ao mesmo tempo.  O jogo foi lançado pelo FromSoftware, um desenvolvedor famoso por criar jogos exigentes. A abordagem de mundo aberto dá tanta margem ao jogador que alguns relataram terem perdido até mesmo o tutorial.

Elden Ring é resultado de um trabalho de pesquisa do FromSoftware, para entender o que o público-alvo buscava em um jogo de mundo aberto. Dessa forma, o jogo empresta características de clássicos como Bloodborne e Dark Souls, porém com mais liberdade de ação. Embora a liberdade de movimento possa tornar o jogo confuso, os personagens e gráficos são convincentes e atraentes, garantindo a popularidade do jogo.

Diablo IV não é um jogo de mundo aberto, nos mesmos termos de Elden Ring, mas conta com poucos atalhos. Isso significa que o seu personagem precisará andar longas distâncias. Isso pode ser problemático e até mesmo frustrante, especialmente no maior mapa da franquia.

Embora a dificuldade destes jogos possa espantar alguns jogadores ocasionais, eles têm elementos populares demais para serem abandonados pelos fãs mais aguerridos. A franquia Diablo já tem quase 30 anos, evoluindo a cada edição. Elden Ring conta com gráficos cinematográficos e a criatividade de George R. R. Martin. Ou seja, um banquete para os apaixonados por jogos de fantasia.