No ano de 2040, a tecnologia e seres pré-históricos entram em conflito, pelo menos é o que diz Exoprimal, novo jogo multiplayer de ação da Capcom. Tivemos um gostinho do que está por vir, o teste foi feito entre os dias 14 e 15 de março.

Creio que meu último contato com jogos em que dinossauros representavam ameaça, foi justamente em um outro título da Capcom, Dino Crisis 2, nessa época os jogos on-line ainda não faziam esse sucesso todo. Mas de uns tempos pra cá, praticamente todo jogo possui algo que envolva experiência on-line, seja a captura de seus dados e estatísticas, até o mais comum, que é a interação entre jogadores.

Exoprimal traz a princípio o modo Sobrevivência Jurássica, que consiste em batalhas de equipes. Para entrarmos no campo de batalha, primeiro testamos algumas classes, e suas principais funções.

Graças a RE Engine, o jogo tem uma performance muito boa

Como todo bom jogo de batalha entre times, teremos os tankers; personagens focados em aguentar bastante dano e atacar pesadamente o oponente, no jogo percebi que teremos muitos personagens com a mesma função, mas com habilidades diferentes, por exemplo, há o que usa um grande escudo e desfere golpes com braços gigantes, outro usa uma enorme metralhadora e desfere rajadas de fogo.

Há aqueles que servem para dar suporte ao time, dão pouco dano, mas curam o grupo e consertam os exotrajes dos aliados, esses ajudam para que as hordas sejam eliminadas mais rápido.

Os ofensivos podem atacar de longa distância ou curta, há personagem com metralhadoras e espadas, muitas estratégias podem ser realizadas com seu time para que cada um use um tipo diferente de boneco, aumentado assim a variedade de golpes.

Cada exotraje possui habilidades diferentes, como armas que disparam projéteis explosivos, o que deixam áreas para recuperação de energia, claro que todos carregam a habilidade máxima que demora muito até carregar, por isso ela causa muito dano e deve ser usada em momentos certeiros da partida.

No começo do modo Sobrevivência Jurássica, teremos que enfrentar hordas de dinos, e elas ficaram maiores e mais difíceis conforme avançamos, virão os clássicos Velociraptors, que atacam em bando, passando para dinossauros que carregam material explosivo em suas costas, os tipos voadores (Pteranodontes), entre outros, como o famoso Tiranossauro.

Eles sempre vão no modo matança, e não apresentam muito perigo, exceto se você cair no meio de um bando, serão segundos para sua vida sumir completamente. Ou os chefes, esses podem destruir o traje do jogador com poucos golpes.

Cada partida pode trazer um grande dinossauro que será como o chefe da fase, mas o objetivo é batalhar contra os seres extintos o mais rápido possível, para poder passar na frente da equipe adversária.

Para cada horda vencida, o guia chamado de Leviatã dirá se estamos ganhando ou perdendo, nesse meio tempo podemos gerar atrasos para a equipe concorrente.

Ao chegar no último estágio, teremos que carregar um cubo que carrega dados de informações, e é aqui que nossas habilidades serão postas em prática.

Para que o cubo complete sua trajetória, os participantes devem ficar em uma área próxima ao objeto, enquanto isso, mais dinossauros serão invocados para atrapalhar a missão, e no último estágio as equipes estarão no mesmo mapa, e terão que batalhar para evitar que a outra complete o objetivo.

Para isso vale ir para o mano a mano, destruir temporariamente o cubo de dados inimigo e até mesmo invocar por pouco tempo um dinossauro e jogá-lo contra o adversário.

Nada como invocar um dinossauro para acabar com o adversário

O que deixa o jogo dinâmico e divertido, é o fato de ser permitido trocar de armadura em qualquer momento (os exotrajes funcionam como os robôs de Circulo de Fogo, só que menores), mas ao fazer isso, o jogador fica desprotegido por alguns segundos.

Essa foi a partida que mais consegui jogar, um outro objetivo apresentado, consiste em carregar um martelo e destruir todos os alvos antes da equipe adversária.

Montando uma boa equipe e com uma boa comunicação, o jogo se torna divertido e desafiador, Exoprimal pode ser o jogo on-line que cairá nas graças dos que curtem um multiplayer descompromissado.

As informações foram tiradas com base no período disponibilizado pela Capcom, agradecemos pelo convite.