Que a Brasil Game Show é um evento gigante, isso ninguém duvida, mas para os que foram em outros anos e após tudo que passamos, o retorno seria especial e foi mais do que isso.

Assim como eles falavam nos comerciais e cartazes espalhados pela cidade, que seria a maior BGS de todos os tempos, prometeram e entregaram.

Um evento que reuniu centenas de fãs, alguns que chegavam de outras cidades para poder apreciar tudo que tinham direito.

O prejuízo da Loud e Fluxo

Dizem que o Brasil não é para amadores, e um dia antes do evento isso foi comprovado mais uma vez.

No dia 5 o caminhão que levava os produtos do Loud, que seriam distribuídos pela feira foi roubado, o que foi avaliado em R$ 100 mil de prejuízo, chegaram a achar que se tratava de uma brincadeira, mas infelizmente não.

Como o mesmo distribuidor da Loud é o mesmo do Fluxo, as roupas da equipe foram levadas também, aproximadamente 70% do que eles iriam levar e isso acabou resultando em um estoque bastante limitado para os fãs que buscavam os produtos.

As informações foram passadas pelo NoBru, atual CEO da Fluxo. O Roubo foi filmado por câmeras de segurança, a ação ocorreu no bairro do Brás em São Paulo.

“O mesmo fornecedor das peças da LOUD, também é o nosso… e roubaram as nossas roupas, estava tudo no mesmo caminhão. Família, a gente gastou mais de R$ 100 mil em roupa pra BGS, para distribuir para os fãs, vender, fazer umas paradas ‘da hora’. Mas, ainda bem que ninguém se machucou, só roubaram”.

As empresas mesmo assim continuaram no evento.

O fenômeno Free Fire e a CPN Arena

Uma das atrações mais animadas e uma das mais movimentadas também durante o evento, foram os campeonatos patrocinados pela Monster Energy Drink, e o grande destaque da vez foi a CPN Arena, campeonato focado em Free Fire em que NoBru está à frente da organização.

As partidas que tiveram formatos 4×4 foram palco para uma multidão de entusiastas, onde torceram com verdadeira energia e vibraram com cada partida, dentre as equipes que passaram por lá estavam a Dollars e Noise.

O torneio entrou para lista da Monster Energy BGS Esports, as partidas ocorreram entre os dias 10, 11 e 12, todas no palco principal do evento.

A atração já fazia um grande sucesso na internet e agora ganha uma oportunidade gigantesca de alcançar ainda mais jogadores e fãs.

“O Nobru arrasta multidões no Brasil e temos certeza de que o público vai lotar o espaço da Monster Energy BGS Esports para acompanhar as partidas da CPN Arena. Estamos sempre de olho no feedback da comunidade e, certamente, essa é uma das atrações do evento mais aguardadas pelos fãs de esportes eletrônicos”.

Disse Marcelo Tavares, CEO e fundador da BGS.

Uma feira para todos os gamers

Durante os dias em que estive no evento, foram muitas horas de caminhada e mais algumas de jogatina, e ainda não foi suficiente para experimentar todas as atrações que passaram por lá, eram diversos locais para jogar, com jogos para todos os gostos, estações com muitas máquinas de fliperama, locais com as mais famosas marcas da indústria, campeonatos narrados e muitos, muitos brindes para as centenas de pessoas que estavam pelo local.

A Ubisoft preparou uma grande surpresa para os fãs de Assassin’s Creed com um estande enorme em homenagem aos 15 anos da saga, com cenários para aqueles que gostam de uma boa foto de recordação, e claro, oportunidade para jogar os mais clássicos títulos do clero dos assassinos.

A sensação de presenciar algo feito com tanto carinho foi de fato mágico e deixou a experiência ainda mais agradável.

Os brasileiros do estúdio Pulsatrix marcaram uma presença forte e cheia de bons momentos, eles que lançaram um dos melhores jogos de terror do ano, receberam os fãs de braços abertos, prontos para colocar cada um dos corajosos jogadores nos mais tenebrosos e igualmente divertidos desafios.

Em uma breve conversa, pude entender um pouco mais da produção do jogo, onde claramente eles homenagearam os grandes clássicos de Survivor Horror, eles que estavam cheios de orgulho de seu estande na feira, disponibilizaram uma sequência de enigmas já existentes no jogo original, porém, reprogramados com soluções totalmente inéditas, feitas exclusivamente para a BGS, quem realizava mais pontos em aproximadamente vinte minutos, levavam brindes para casa.

Caio Vidal, responsável por compor a trilha sonora do jogo falou sobre suas grandes inspirações, Resident Evil 3 e Halloween (clássico de terror dirigido por John Carpenter), onde ele quis dar o ritmo de tensão semelhante ao da composição do diretor, além de aplicar sons de estática para homenagear o clássico jogo de terror da Konami.

E sobre a sonoplastia, cada tipo de ambiente foi pensado na experiência própria do criador e assim ele montava algo único para o jogador, caso fosse um corredor, ele tentava imaginar se ele seria úmido, quente etc.

Já o programador Marco Aurélio, deu algumas informações sobre as obras que mais pesaram na hora de compor toda a narrativa do game, desde as mais óbvias como as já citadas, mas também O Iluminado e a série Dark, de onde vem a inspirações para as viagens no tempo, assim como o hotel que possui algo de sinistro nele.

Ele informou que já estão trabalhando em um novo projeto e que existe a possibilidade de uma DLC para o atual game, mas sem previsão, já que o último projeto é recente.

E para os fãs das gigantes japonesas, PlayStation e Nintendo foram grandes destaques do evento, a Nintendo montou um estande enorme, e trouxe muitas atrações para o público, algumas já conhecidas como Zelda: Breath of The Wild e outras inéditas como Mario + Rabbids Sparks of Hope que lança dia 20 de outubro, a junção de duas grandes empresas em um RPG de estratégia por turnos imensamente divertido.

Além do palco focado em Mario Kart e Just Dance, o que claramente tornou esse um dos locais mais animados do evento, durante os dias que passei por lá o estande estava sempre lotado.

A PlayStation por sua vez estava com uma área sensacional, de fato o maior estande da empresa, eram mil metros quadrados, com tudo que os fãs gostariam de encontrar, a começar com campeonatos de Fifa narrados por influenciadores, apresentações de cosplays dos jogos da Sony, palestras e distribuição de brindes.

Havia diversos consoles com os grandes jogos da empresa, e as filas pareciam infinitas, quem passava por lá parava para tentar jogar uns minutos de algum jogo ou para tirar fotos com os painéis gigantes dos lançamentos.

No último dia, um painel foi dedicado para falar sobre a profissão de dublador na área de jogos, e a apresentação contou com a presença de grandes nomes, como Luiza Caspary que dá voz a Ellie de The Last of Us, Cassiano Ávila que dubla Jin Sakai em Ghost of Tsushima, entre outros.

A conversa fluiu entre as experiências de cada um e depois partiu para perguntas do público, e ao fim ainda teve um pouco das falas mais marcantes de cada personagem.

No estande da Capcom os presentes puderam testar Street Fighter 6, e claro que não fiquei de fora dessa, o jogo está absurdamente divertido, foi um curto período para teste e foram algumas partidas, mas já deu pra perceber que ele vai estar com força total nas competições futuras, logo mais iremos trazer uma análise mais detalhada.

Sonic Symphony e um show memorável

Se o evento já havia proporcionado muita diversão, os que passaram por lá no dia 12 não estavam preparadas para a apresentação da Sonic Symphony, um concerto dedicado ao Sonic: The Hedgehog, a apresentação foi tomada por uma energia imensa, que culminou em uma nostalgia saborosa.

Eram fãs de todas as idades, que explodiam em emoção, quando os grandes clássicos dos jogos foram entoados pela orquestra e os clipes de jogos clássicos passavam no telão, foram diversas canções, que viajaram por Sonic, Sonic Colors, Sonic Unleashed, Sonic Adventure entre outros.

A cerimônia foi comandada pelo músico e fundador da Vídeo Game Orchestra, Shota Nakama, bem-humorado como sempre, fez questão de deixar claro que não era uma apresentação comum de orquestra, que deveríamos nos divertir ao máximo, prontamente nós acatamos o conselho.

Além da presença de uma das lendas dos jogos, Takashi Iizuka, vice-presidente de desenvolvimento dos produtos voltados ao ouriço azul, deu umas palavras para os fãs do Brasil e mostrou um pouco da trilha sonora do ainda inédito Sonic Frontiers.

No fim, Shota Nakama e sua banda incendiaram o palco principal em um show de rock sensacional, encerrando assim o último dia da Brasil Game Show em grande estilo.

Foi um reencontro e tanto para os fãs de jogos, em seis dias de evento repletos de novidades e com tudo que os jogadores gostam, nos despedimos do evento já com a ansiedade de retornarmos no próximo ano.