A Plague Tale: Requiem é um jogo singular, sequência do excelente A Plague Tale: Innocence. Vale a pena jogar o título gratuito da PS Plus de Janeiro de 2024?

No título, jogadores acompanham a nova jornada de Amicia e Hugo, que dessa vez, partem para o sul, a caminho de novas regiões e cidades. O objetivo é começar uma vida do zero e tentar controlar a maldição de Hugo, observada no primeiro jogo. Porém, os poderes de Hugo retornam, trazendo morte e destruição. Os irmãos acreditam que uma ilha contem a chave para salvar Hugo e partem para o local. A trama se passa onde a primeira terminou, muito mais brutal dessa vez. Os personagens amadureceram e se preocupam mais com suas ações e as pessoas que os cercam.

Amicia enfrenta um conflito interno constante, preocupada em não decepcionar seu irmão e evita se tornar uma assassina. A jogabilidade é bem simular a anterior, onde o sistema de stealth ajuda para rastejar e se esconder. No entanto, ganhou novidades, com o desbloqueio de novas composições alquímicas, novos elementos furtivos, diferentes ferramentas de distração e muito mais. Novas abordagens nos cenários garantem maneiras diferentes de passar pelos locais.

Acima de tudo, ainda se trata de uma aventura linear com elementos furtivos, cativando jogadores em sua construção de mundo e personagens marcantes. Amicia é uma delas, cuja deterioração psicológica fica evidente após tanto tempo fugindo. Ela carrega raiva, fica perdida e apresenta rompantes de raiva, atingindo seus inimigos sem dó. O design de som também é um ponto alto. A trilha sonora é sublime, especialmente quando os ratos aparecem e o tom abordado muda para algo perturbador, além do próprio trabalho de dublagem dos atores.

A Plague Tale: Requiem – Vale a pena jogar o título gratuito da PS Plus?

Por fim, Vale sim jogar A Plague Tale: Requiem. Possui uma excelente história, sendo tudo que alguém poderia desejar de uma sequência. É muito mais ambicioso e repleto de momentos de ação, agregando valor ao legado desenvolvido. Da mesma forma, graficamente, é belíssimo, demonstrando a beleza grotesca de um mundo devastado pela fome, doenças e guerra. No entanto, apreciadores de 60 FPS devem ficar desapontados com a taxa do jogo atingindo apenas 30 FPS. Se isso não é uma questão para você, siga em frente sem medo.

A Plague Tale: Requiem estará disponível gratuitamente para assinantes do PS Plus na próxima terça-feira, 2 de janeiro de 2024.