Com o PS5 em ascensão as vendas do Sony PlayStation 4 estão diminuindo

0
54

Poderia PlayStation 5 estar a caminho?

Além da especulação que continua a borbulhar, outro sinal de que um sucessor do imensamente bem-sucedido PlayStation 4 é iminente: as vendas do sistema de videogame de quase 6 anos de idade mergulharam nesta temporada de fim de ano.

As vendas do sistema PS4 da Sony caíram 10 por cento durante o período de outubro a dezembro, informou a gigante dos eletrônicos nesta sexta-feira. A Sony vendeu 8,1 milhões de PS4s durante o terceiro trimestre fiscal, ante 9 milhões no mesmo trimestre do ano passado.

E isso levou as vendas do PS4 para 91,6 milhões, superando o PS3, que vendeu cerca de 83,8 milhões, de acordo com a GameSpot . O PS4 está ganhando no PlayStation original, que foi lançado no Japão em 1994 e nos EUA em 1995, vendeu 102,4 milhões de unidades.

O PS2 foi o sistema de console mais vendido de todos os tempos , ultrapassando 155 milhões de unidades vendidas.

O aumento nas vendas de jogos PS4 e PlayStation Plus (US $ 9,99 mensais ou US $ 59,99 anuais), que dá aos assinantes acesso a jogos sem custo adicional, ajudou a elevar as vendas de unidades de videogames da Sony em 10%, para cerca de US $ 7,2 bilhões – cerca de um terceiro do total de US $ 22 bilhões em vendas da empresa.

Alguns dos recentes jogos de sucesso do PS4 incluíam exclusivos como “Homem-Aranha da Marvel”, que vendeu 9 milhões de cópias, segundo a Sony, e “God of War”, que vendeu 5 milhões.

Música, filmes e cortes de impostos ajudaram a Sony a obter um lucro de US $ 3,9 bilhões, um aumento de 44% em relação ao ano passado.

Mas o declínio nas vendas do PS4 atraiu grande parte da atenção, incitando a crescente expectativa de um sucessor do sistema de jogos.

“O PlayStation 5 está claramente no horizonte”, tweetou o site de jogos Mammoth Gamers.

E o site de notícias de jogos Play4 UK observou que a Sony havia registrado o domínio playstation5.pro, notando que isso poderia sinalizar uma “versão aprimorada do PlayStation 5”, ou simplesmente que a Sony está registrando “para proteger o abuso”.

O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, aumentou a especulação em outubro, quando disse que a empresa estava trabalhando em um novo console, mas não ofereceu detalhes . Algumas semanas depois, a Sony anunciou que  iria pular a Electronic Entertainment Expo de 2019 , a maior conferência de videogames do país, marcada para 11 a 13 de junho em Los Angeles.

Esse movimento da produtora, que participou do programa nos últimos 24 anos, levou muitos a prever que a Sony poderia ter seu próprio evento em 2019 e estrear um sucessor do PS4.

A concorrente Microsoft também está trabalhando no sucessor do Xbox One, disse Phil Spencer, diretor da Xbox, na E3, em junho passado, conforme relatado pela Variety na época.

Relatórios recentes da CNET e IGN  sugerem que os estúdios de primeira parte da Sony começaram a trabalhar em jogos para o PlayStation 5.

Quase um quinto dos desenvolvedores de jogos (18%) está trabalhando em jogos que serão usados ​​na próxima geração de consoles, de acordo com o relatório de 2019 da GDC sobre o estado da indústria de jogos. Lançada esta semana pela Game Developers Conference, a pesquisa envolveu cerca de 4.000 desenvolvedores de jogos.

As ações da Sony (SNE) caíram 10% no início do pregão de sexta-feira.