Primeiramente, o tão aguardado “DLC” (downloadable contente ou conteúdo baixável) de “Resident Evil 4 Remake” chegou! A Capcom lançou Separate Ways, oficialmente, no dia 21 de setembro; durante a TGS 2023 (Tokyo Game Show). O novo conteúdo traz Ada Wong de volta aos holofotes! Nessa versão reimaginada do clássico, acompanhamos a bela espiã em sua jornada, bem como em seu objetivo, paralela (o) a história do agente Leon S. Kennedy. Enfim, eu gostaria de dizer que foi muito prazeroso para mim jogar e redigir esse conteúdo para vocês, espero que gostem!

Aviso Importante: O site Gamer Point atualmente conta com um número interessante de autores; os mesmos atuam de maneira livre em artigos autorias, notícias (games e tecnologia), previews, e reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de spoilers em meus previews e reviews. Portanto, leiam tranquilamente, pois, este review mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de enredo (história) que possam prejudicar a sua experiência.

Confira abaixo nossa gameplay de 30 minutos (sem comentários) de “Separate Ways” no PC:

Um Clássico Repaginado

Antes demais nada, “Separate Ways” é um dos DLC’s mais aguardados pela comunidade dos gamers, isso desde o lançamento de “Resident Evil 4 Remake”. Após uma longa espera, finalmente temos esse conteúdo em mãos! Aqui logo se nota o tom da mais nova empreitada da Capcom. O objetivo de Ada Wong é encontrar uma amostra do Âmbar, muito similar ao que acontece no original (de 2005), porém, logo de cara (literalmente no início) podemos ver mudanças; mudanças essas, que servem para amarrar melhor a história, deixar essa reimaginação com o pé no chão, mais realista (dentro do possível), assim como no jogo base. Além disso, se compararmos com a campanha de Leon, o mesmo tom sombrio é mantido, bem como todo o pacote de ação.

Assim como, os encontros entre Leon e Ada (ou quase encontros), sim, aqueles momentos em que os fãs de longa data vão lembrar com saudosismo! Contudo, não nos esqueçamos que por se tratar de uma reimaginação, alguns momentos novos, encontros novos, estão presentes; bem, alguns deles são os mesmos encontros sobre uma nova perspectiva. Tenho certeza que muitos de vocês vão se surpreender! Uma boa dica aqui é a presença de Albert Wesker, vou apenas dizer que ele está bem mais presente e os seus objetivos ficam bem mais claros!

Desse modo, eu não poderia deixar de falar de um dos pontos mais interessantes desse Remake de “Separate Ways”, as partes cortadas da campanha do Leon! Já que temos locais já conhecidos, alguns locais novos, e encontros marcantes (alguns reimaginados), o que mais poderíamos querer? Sim, cadê as partes cortadas do jogo base? A resposta é simples meus caros leitores, sim, algumas dessas partes foram alocadas para a campanha da espiã mais amada do universo dos games! Inclusive inimigos também! No entanto, isso é tudo que falarei! Eles fizeram assim para deixar a história mais palpável e admito que faz muito sentido.

Tiro, Porrada, Bomba, e Gancho

Para começar, já que expliquei um pouco sobre as mudanças/novidades e semelhanças, se compararmos com o DLC original de 2005, no tópico anterior, aqui eu trarei os principais aspectos da gameplay. Naturalmente, eu afirmo que “Separate Ways”, bem como “Resident Evil 4 Remake”, possui a melhor gameplay de toda a franquia “Resident Evil”! O DLC segue a mesma dinâmica do jogo base, trazendo muitos elementos de ação e uma gameplay, em muitos momentos, frenética.

Além disso, na campanha de Ada Wong, os jogadores podem interagir bastante com os cenários, assim como Leon. Aqui encontramos desde barris explosivos há canhões! Ainda mais, o famoso Hookshot (arma de gancho) está de volta! E que retorno legal! Agora, além de subir (escalar) em lugares altos, o gancho desempenha um papel muito importante em combate. Sabe aqueles momentos em que atiramos em um inimigo e surge a oportunidade de desferir um golpe forte? Então, o gancho entra quando fazemos exatamente isso, no entanto, à distância; servindo para que Ada se aproxime de inimigos, para que ela se aproxime e derrube um ou mais deles. Vale lembrar que o gancho também funciona muito bem quando precisamos passar de uma borda para outra, os inimigos que o digam.

Por último, mas não menos importante, temos as batalhas contra chefes! Nesse aspecto, posso dizer que a Capcom trouxe alguns momentos bem interessantes. Eles inovaram em momentos que surpreendem os jogadores, mudaram algumas localizações e dinâmicas. Seguramente, eu posso afirmar que funciona muito bem! Enfim, eu não quero me aprofundar muito nesse aspecto para não atrapalhar a experiência de ninguém. Eu mencionei no tópico “um clássico repaginado” e volto a mencionar, temos inimigos cortados do jogo base que marcam presença, destaque para um em questão que vai te perseguir por bastante tempo!

Padrão RE Engine

Sobretudo, não é de hoje que a Capcom vem se superando e ditando um padrão de qualidade de excelentíssimo nível! Desde o lançamento do seu poderoso RE Engine (Motor Gráfico), em 24 de Janeiro de 2017 (exclusivo para Resident Evil 7), eles vem se superando a cada novo lançamento. Com “Resident Evil 4 Remake” e seu DLC “Separate Ways”, não podia ser diferente! Ou seja, o DLC apresenta gráficos belíssimos, texturas incríveis e mega realistas, modelos de personagens e expressões faciais ótimos (as), e o mais incrível, cenários e ambientação maravilhosos! Sou mega fã deste último quesito (cenários e ambientação), sempre fico de queixo caído!

Contudo, quando falamos de qualidade gráfica, devemos também falar da qualidade de áudio, pois, um aspecto complementa o outro. Enfim, os desenvolvedores conseguiram manter, para ambos (gráficos e áudios), o alto padrão de qualidade do jogo base.

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Pontos Fortes

  • Campanha com muita ação.
  • Campanha com sete capítulos, conteúdo adicional (com relação ao original).
  • A Dublagem PT-BR é muito boa (salva a Ada).
  • O Hookshot (arma de gancho) é incrível e traz ótimas finalizações.

Pontos Fracos

  • Campanha com poucos Puzzles.
  • Ada na Dublagem Original muito sem graça, sem sal (nada contra a atriz, mas eu simplesmente não curti a interpretação, a entonação).

Considerações Finais

Em suma, “Resident Evil 4 Remake” e “Separate Ways” elevam os padrões do que podemos chamar de um bom “Remake”! Percebe-se que a Capcom colocou muito carinho nesse Remake no geral, aqui temos um pacote completo, uma mistura perfeita entre desempenho e qualidade! Claro que não é tão maravilhoso e revolucionário assim, no entanto, a competência deles é visível. Para um DLC, eu afirmo que vale muito à pena, é obrigatório para todos que são apaixonados por games; vou além, vale mais à pena esse DLC do que Resident Evil 3 Remake! Sim, se jogarmos fazendo tudo bonitinho, levamos cerca de 5 à 6 horas de gameplay, e se só focarmos na história (ignorando o restante), levamos cerca de 3 a 4 horas de gameplay! Sem contar o valor que está mega-acessível! Assim sendo, tirem suas próprias conclusões!

Nota
Geral
9.0
resident-evil-4-remake-dlc-separate-ways-pc“Separate Ways” é uma reimaginação que respeita o original, inova na medida certa (sem se perder ou exagerar), diverte, e proporciona o conteúdo adicional que todos estavam aguardando. Na verdade, surpreende! A Capcom mandou muito bem, sem sombra de dúvidas é uma ótima pedida para quem curtiu o jogo base! Seguramente um 9!