Tekken 8 (Bandai Namco) ganhou, recentemente, uma versão demo que inclui o primeiro capítulo da história, chamado “O Despertar Das Trevas”, onde Jin Kazama e Kazuya Mishima se enfrentam. Após ameaçar o mundo, Kazuya iniciar um novo torneio “King of Iron Fist”, decidindo os países que não serão afetados por sua fúria.

Além da possibilidade de experimentar um trecho da história, a Missão Arcade (Arcade Quest) e seu primeiro capítulo estão acessíveis, onde jogadores criam nosso avatar, atuando em fliperamas. Outros modos disponíveis são: Modo versus local, englobando personagens limitados e selecionados. São eles: Jin, Kazuya, Paul e Nina. Todos lutam em biomas diferentes, totalizando três disponíveis: Yakushima, Sanctum e Urban Square.

Novas implementações

No teste, percebemos, imediatamente, que a movimentação dos personagens é bem simular a conhecida em jogos anteriores. No entanto, existem sim novos golpes, combos, habilidades e efeitos, detentores do destaque e frescor do título. Jin está muito mais ágil e seus movimentos bem mais fluídos. Certos movimentos estão ligados a uma mudança de aura, que fica vermelha, soando a animação fantástica. Seu movimento de soco também serve como um contra-ataque, aumentando a dinâmica na mecânica executada.

O título não ganhou apenas uma lista de movimentos, onde habilidades novas e aprimorações aumentam ainda mais a gama de estratégias nos confrontos. Determinados ataques serão cancelados ou não, dependendo do processo executado. É um sistema robusto, dimensionado para a percepção do personagem.

Associado ao famoso sistema “Rage Art”, o potencial ofensivo aumenta ainda mais. Caso você não conheça o famoso sistema, ele aumenta seu dano quando você está com a saúde em estado crítico. Libera também um ataque de fúria, ao custo de aura e inclui uma animação super bacana e o melhor: o dano é enorme!

Estilos Especiais

Na demo somos introduzidos aos estilos especiais inclusos no jogo. São compostos de características distintas, que mencionarei a seguir:

Estilo Especial – Um novo recurso em Tekken 8, utilizado para dominar os combos e golpes, simplificando a forma de abordagem do golpe com o simples aperto de um botão, ótimo para jogadores ocasionais que acham a associação de diversos botões complexos;

Heat Engager – Ataque ofensivo, libera o Heat Engager associado também ao Heat Dash. Esse sistema é um dos melhores no jogo, liberando uma enxurrada de ataques contra o oponente, com a associação de apenas duas teclas simples;

Combo Aéreo – Ao ativá-lo, um combo áereo causa um imenso dano no adversário. Associado ao Het Engager, seus golpes causarão danos consideráveis e maiores chances de terminar a partida como um vencedor;

Power Crush – É um contra-ataque golpeado, utilizado no momento em que o oponente irá atacar. Ao pressionar o círculo no controle, efetuamos ataques baixos contra oponentes que estão utilizando o Power Cruh ou em modo de defesa;

Rage Art – Esse estado e atingido quando nosso nível de vida estiver baixo, aumentando o poder de ataque com o uso do Rage Art com o botão R2. Eles funcionam de forma simular ao Power Crushes, absorvendo golpes e causando dano.

Personagens e Modos

Os personagens em Tekken 8 são sempre retratados como uma espécie de caricatura de si. Paul, por exemplo, dá um soco na parede e aplaude. Cada personagem é introduzido de forma diferente, contando com diálogos específicos, adicionando drama narrativo. A dublagem aumenta ainda mais a emoção. Jin é um dos que mais provoca seus rivais constantemente. Essas interações são ótimas, ocorrendo, até mesmo em meio a um conflito.

O modo arcade, no passado um simples modo de torneiro, virou agora um mundo conectado contendo vários fliperamas. Não assume o papel de um novo modo história, apenas conecta lutas.  Personalizamos nosso personagem, obtendo instruções sobre como jogar. Ficou claro o tempo que a Bandai Namco investiu nesse modo, incluindo jogadores em um universo moldado em sua própria história. A prática contra a IA é ótima para a linha de aprendizado, melhorando conforme avançamos.

O jogo é desafiante para novatos e a Bandai Nanco pensou justamente nos novatos potenciais da franquia, liberando maneiras as quais você pode aprender o básico e a seleção de um controle de estilo único, associados ao esquema de botões simples. O modo prático de treinamento é ótimo para treinar aquele combo que você tem dificuldade de executar durante as lutas.

Tekken 8 está lindo. De fato, logo na introdução, fiquei impressionada com a implementação gráfica adotada. Melhorias em animações nos personagens também estão evidentes, com o cabelo não mais tão preso e personagens repletos de suor após uma luta. O bioma que, certamente se destaca é Urban Square, muito simular a Times Square, com neon, rua iluminada, profundidade e atmosfera impressionante.

 Conclusão

Certamente, na demo de Tekken 8, constata-se potencial suficiente para se destacar entre os jogos de 2024 em seu lançamento. A jogabilidade está muito mais divertida, introduzindo modos compostos de muitas opções onde jogadores devem passar boas horas de seu dia. Outro fator agregador, é a dificuldade bem acessível no modo fácil, abraçando jogadores eventuais. No entanto, não se engane, pois, Tekken ainda adota a famosa postura agressiva nos combates, sendo desafiador dependendo no nível de dificuldade selecionado. É uma sequência extremamente promissora!

Tekken 8 estreia no dia 26 de janeiro, para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam. O preview foi realizado através da demo gratuita no PlayStation 5.