Antes de mais nada, nesse dia 02 de Fevereiro de 2024, o game Persona 3 Reload, desenvolvido pelo pessoal da ATLUS e distribuído pela SEGA, estreia nas principais plataformas (PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5). Persona 3 Reload é a reimaginação do RPG que redefiniu o gênero, agora repensado para a nova geração com gráficos e jogabilidade renovada.

Aviso Importante: O site Gamer Point atualmente conta com um número interessante de autores; os mesmos atuam de maneira livre em artigos autorais, noticias (games e tecnologia), previews, e reviews. Falando única e exclusivamente por mim, gostaria de deixar claro que não compactuo com a prática de spoilers em meus previews e reviews. Portanto, leiam tranquilamente, pois, este review mesmo contendo muitos detalhes, não apresenta informações de enredo (história) que possam prejudicar a sua experiência.

Enfim, confira abaixo nossa gameplay inicial de 46 minutos (sem comentários) de “Persona 3 Reload” no PC:

Fidelidade e Inovação lado a lado

Primordialmente, eu gostaria de agradecer ao pessoal da SEGA que enviou uma chave do game (antecipadamente), graças a isso, possibilitou que eu redigisse esse review para vocês. Muito obrigado! Originalmente, Persona 3 foi lançado no já longínquo ano de 2006, mas agora, quase 20 anos depois, esse aclamado JRPG retorna em um Remake.  Muitos de vocês, nesse momento, vão fazer a pergunta de um milhão de reais: “Persona 3 Reload mudou muito?”; eu respondo: “Tudo que posso dizer, para evitar spoilers, é que em grande parte a estrutura original foi mantida (fielmente), porém, existem pontos que temos desvios; nada que atrapalhou minha experiência, na verdade, instigou minha curiosidade e isso foi muito bom!”.

Sem dúvida, as batalhas são um dos pontos mais legais nesse Remake. Simplesmente incrível! A estrutura clássica de um RPG, onde as batalhas são em turnos, foi mantida, porém, o pessoal da ATLUS refez tudo do zero. Agora, as animações foram todas repensadas e repaginadas; é muito bom ver os golpes especiais entrando em cena! Além disso, os gráficos modernos contribuem muito, tudo é muito lindo, isso graças, a todo o poder da Unreal Engine 4 (a nova engine do game).

Ainda mais, as Cutscenes (ou CG’s se preferir) são um show à parte, como se estivéssemos assistindo um Anime em uma qualidade absurda, fico imaginando jogar isso em 4K! Em seguida, preciso falar também sobre o áudio do jogo que está incrível! Aqui, também temos um trabalho todo refeito do zero, para se adequar à nova realidade da indústria e trazer uma qualidade impecável!

Os efeitos sonoros de cada ambiente, dos ataques e magias, estão maravilhosos! No entanto, em meio a tanta qualidade, tanta coisa boa, o pessoal da ATLUS conseguiu inovar ainda mais, com a trilha sonora. “Já que o game está todo refeito, porque não refazer as músicas também?”. Os fãs mais fervorosos da franquia sabem que o Persona 3 original, tem uma trilha sonora toda trabalhada em J-Pop e Hip-Hop, os caras não só refizeram as músicas originais, eles trouxeram novos arranjos e melodias, além de novas composições; isso é simplesmente fantástico! “Junto das batalhas e suas animações insanas, esse é um dos meus aspectos favoritos no jogo!”. Assim sendo, para encerrar com a cereja em cima do bolo, ainda temos uma dublagem toda refeita e com novas vozes que funcionam perfeitamente!

Do Dormitório ao Tartarus

Sobretudo, umas das mudanças mais interessantes de Persona 3 Reload são as interações que os jogadores podem exercer durante sua gameplay. Os desenvolvedores pensaram muito neste aspecto, pois, ele é um dos pontos fundamentais na franquia. Tendo isso em mente, o dormitório (e suas interações) foi completamente melhorado, desde conversas (relacionamentos) com os outros alunos e assistir tv, até ler livros (que ajuda com o status intelectual e nos testes escolares) e usar o computador (que também ajuda com alguns status)! Assim como, as diversas atividades dispostas no dia-a-dia do jovem estudante do ensino médio (cozinhar, jardinagem e até mesmo trabalhar).

Com relação ao Tartarus, alguns de vocês que estão iniciando agora podem se perguntar: “O que é o Tartarus?”. O Tartarus nada mais é do que uma torre com muitos andares (nunca cheguei a seu fim, porém, defini que com esse Remake iria ser diferente) e desafios insanos em cada um deles. Essa foi uma explicação bem simples e direta, ok? Esse é mais um dos aspectos do jogo que foi repensado do zero! Logo, o objetivo principal é subir os níveis dessa torre eliminando o máximo de inimigos no caminho.

Em suma, por ser reimaginado do zero, obviamente temos algumas mudanças de narrativa aqui, algo que seria impossível não acontecer. Além disso, temos também alguns elementos novos na dinâmica do Tartarus, sendo os Twilight Fragments uma dessas novidades. Eles servem para abrir baús espalhados por toda a torre, bem como destravar a entrada do relógio, o qual recupera completamente a vida e a mana de toda a party (equipe). O Tartarus foi e continua sendo um elemento chave de Persona 3, tanto para a narrativa quanto para os desafios!

Otimização e Desempenho

Para começar, gostaria de explicar que esse tópico será recorrente em meus reviews, uma vez que se faz necessário abordar esse tema nos dias de hoje; onde cada vez mais, temos polêmicas, lançamentos extremamente conturbados e vários problemas de desempenho.

Logo, eu preciso já adiantar que com Persona 3 Reload esse não é o caso! Aqui, na versão de PC, tudo ocorre perfeitamente! Ou seja, nas minhas várias e várias horas de gameplay (estou jogando desde a fase Beta até o lançamento oficial), não encontrei um bug sequer, nada de crashes, e não tive problemas com quedas de frame. Não estou exagerando, eu realmente não tive problemas com o game, pelo menos até agora.

Além disso, é importante frisar que esse quesito (a minha experiência com o jogo) pode ser completamente diferente da sua. Ainda mais, é importante também ressaltar que o desenvolvimento de um game passa por diversas modificações (atualizações), o que pode trazer problemas inesperados e a qualquer momento.

Enfim, eu entendo que a minha opinião é importante, porém, eu também entendo que ela não é absoluta, e essa nem é minha intenção (ou objetivo). A minha opinião somada com várias outras opiniões, de pessoas, que assim como eu, entendem (são especialistas e profissionais), adoram e vivem o mundo dos games, tem o objetivo de servir como um termômetro do que se esperar a respeito de determinado game. Resumindo, não se contentem apenas com a minha opinião, com o meu review, busquem por outras opiniões e pontos de vista!

Pontos Fortes e Pontos Fracos

Pontos Fortes

  • Interface e Legendas em Português PT-BR (pela primeira vez na franquia).
  • Gráficos incríveis.
  • Trilha Sonora muito boa.
  • Animações (ataques, magias e golpes especiais) todas refeitas.
  • Nível de interação com elementos ou pessoas, bem variado.
  • Alta variedade de passatempos e afins.

Pontos Fracos

  • Trilha Sonora (sim, coloquei também como ponto negativo porque é uma questão de gosto e alguns fãs mais saudosistas podem não gostar das novas músicas, arranjos e melodias).
  • Faltou uma Dublagem em PT-BR para ficar perfeito.

 Considerações Finais

Persona 3 Reload é um remake que se mantém fiel ao game original, no entanto, os desenvolvedores foram corajosos o suficiente para trazer novidades no pacote; esse remake mantém sua estrutura (base) e a partir daí, ele trabalha para trazer inovações. Logo, devemos ressaltar todo o trabalho do pessoal da ATLUS, os caras suaram a camisa (literalmente) para reconstruir esse jogo do zero e nos trazer essa obra incrível nos padrões de hoje em dia.

Enfim, mesmo sendo suspeito para falar de Persona 3, que é a minha entrada favorita na franquia, eu devo tirar o chapéu, pois, os fãs de RPG estão iniciando o ano muito bem! OBS: Será que temos em mãos um potencial indicado ao GOTY (Game of The Year ou Game do Ano em Português) de 2024?

Garanta seu Persona 3 Reload de PS5

Nota
Geral
9.5
persona-3-reloadPersona 3: Reload é um remake que se mantém fiel ao game original, no entanto, os desenvolvedores foram corajosos o suficiente para trazer novidades no pacote; esse remake mantém sua estrutura (base) e a partir daí, ele trabalha para trazer inovações.